Direção do Lar são Vicente de Paulo, da cidade de Bocaiuva MG, emitiu comunicado afirmando que, mesmo no grupo prioritário, até o momento, nenhum dos idosos acolhidos pela entidade recebeu as doses da vacina contra a Covid:
A Secretaria de Saúde do Município de Bocaiuva recebeu na terça feira da semana passada (19), 421 doses da vacina de imunização contra a Covid-19 (CoronaVac). Em entrevista ao Site RSENA, assim quando recebeu as vacinas, o secretário municipal de saúde, Renato Teixeira, havia dito que as doses seriam utilizadas para imunizar os chamados grupos prioritários pré-determinados pelo Ministério da Saúde. Segundo ele, esses grupos seriam: Os profissionais da saúde, idosos do Lar São Vicente de Paulo e os encarcerados idosos (detentos acima de 60 anos). No entanto, na última quarta feira (27) a direção do Lar São Vicente de Paulo, em Bocaiuva, informou através de sua Presidente, Dauane Fuzita, que nenhum dos idosos acolhidos pela instituição recebeu as doses da vacina.
A reportagem do RSENA entrou em contato com Secretária Municipal de Saúde. Renato Teixeira, informou que, de fato, os moradores do asilo local, embora estejam no grupo prioritário, realmente ainda não receberam a vacina. Ele explicou que as doses recebidas pelo munícipio não foram suficientes para atender toda a demanda dos três grupos prioritários e com isso apenas os profissionais da saúde, por hora, foram imunizados.
Renato explicou que, por determinação do Ministério da Saúde, os idosos do asilo estão no grupo prioritário para o recebimento do imunizante, porém, segundo ele, outra determinação da pasta é de que, em caso de insuficiência de doses para atender a todos, a prioridade dentro dos grupos prioritários é dos profissionais da saúde.
A Presidente do Lar São Vicente de Paulo, em Bocaiuva, Dauane Fuzita, esclareceu que a instituição faz parte da SSVP/CM-MOC (Sociedade de São Vicente de Paulo) que conta com 15 asilos dentro do conselho e que somente o asilo de Bocaiuva não teve seus idosos vacinados. Dauane afirma que a direção do Lar Protocolou um ofício no último dia 20 ao Secretário de Saúde e até o presente momento não obtiveram resposta.
Ao RSENA, Renato Teixeira disse que para imunizar os idosos do Lar São Vicente são necessárias 100 doses da vacina e que as mesmas serão prontamente aplicadas assim que forem disponibilizadas o quantitativo necessário do imunizante previsto para o dia 03 de Fevereiro. Na semana passada, Teixeira já havia explicado que não seria necessário enviar doses da vacina ao presidio local uma vez que, segundo ele, pelo levantamento feito junto a sistema penitenciário, não se encontra encarcerado nenhum detento acima dos 60 anos, como determina os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde no que se refere as prioridades de vacinação.
ENTREVISTA COM ROBERTÃO E FRANK:
“NÃO VOU CONTRATAR NINGUÉM PARA ME ABORRECER”: Em entrevista exclusiva, Prefeito eleito e Vice de Bocaiuva falam sobre planejamento de governo. Acompanhe o vídeo abaixo: