Vereador Damon relatou ter sido agredido depois que expôs gastos de diárias do secretário municipal. Secretário, no entanto, disse que apenas se defendeu de uma agressão do Vereador. Prefeito Eduardo Rabelo disse que irá averiguar o caso para ter um posicionamento. Presidente da Câmara não quis se manifestar:

A primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Francisco Dumont MG ocorreu de forma tensa e com denúncia de agressão por parte de um dos vereadores. Jarbas Damon Batista da Cruz (PSD) afirmou a reportagem do RSENA ter sido agredido pelo Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Francisco Dumont, depois que expôs, em reunião, os gastos de diárias dos funcionários do Executivo local. O agressor seria Madson Fernando de Almeida, mais conhecido como “Kepão”, que negou as acusações dizendo que apenas teria se defendido quando abordado por Damon.
A confusão teria ocorrido depois que, em seu pronunciamento durante reunião da Câmara, o Vereador Damon expôs os gastos com diárias do atual Prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, da irmã do Prefeito e de alguns secretários da Prefeitura. Segundo Damon, Eduardo Rabelo gastou, somente em diárias nos anos de 2019 e 2020, mais de 80 mil Reais e a irmã do Prefeito mais de 20 mil Reais. Damon também teria citado os gatos do secretário Madson Fernando (Cerca de 10 Mil Reais) que, presente na reunião, não teria gostado da exposição, vindo a tirar satisfações com vereadores aliados a Damon quando estes estavam do lado de fora da Câmara, após o término da sessão.

Segundo o Vereador Damon, vendo que Fernando (Kepão) estava exaltado com seus colegas, o mesmo tentou intervir na discussão, momento em que o Secretário lhe desferiu um tapa na altura do peito, havendo, a partir de então, insultos de ambas as partes. Ainda de acordo com Damon, Fernando só teria parado a agressão devido ter sido contido por pessoas que estavam próximas. O fato teria sido relatado pelo próprio Parlamentar ao Presidente da Câmara, mas, segundo ele, o Presidente não teria tomado nenhuma providência significativa.
A reportagem do Site RSENA entrou em contato com o Secretário Madson Fernando (Kepão). O mesmo confirmou a confusão, mas deu outra versão para o acontecido. Segundo ele, no momento da reunião, o Vereador Damon usou da palavra para denegri-lo ao afirmar que ele estava “aviltando” os cofres do município. Segundo Fernando, acabando a reunião, ele e mais alguns colegas foram para a praça central que fica situada em frete a Prefeitura Municipal e o Vereador Damon teria ido em sua direção falando em tom alto que: “…agora tem homem na Câmara”, momento este que o referido Vereador lhe deu um tapa na região do tórax e ele apenas repeliu a “injusta agressão”.

O RSENA também buscou um posicionamento do Prefeito Eduardo Rabelo. Por telefone, Eduardo disse que ainda irá averiguar o caso, mas que: “…não compactua com qualquer tipo de agressão”. Segundo ele, os acontecimentos se deram fora do contexto do executivo municipal e de forma pessoal entre ambas as partes, mas que, ainda nesta quarta feira (17), irá se reunir com o Secretário Fernando para ouvir seu posicionamento. Eduardo ainda lamentou o ocorrido na primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Francisco Dumont, no ano de 2021, e lembrou que apenas está iniciando o seu segundo mandato e não poderá se candidatar na próxima eleição, o que, segundo ele, não justifica acirramentos precoces.
Damon disse ao RSENA que não houve agressão da sua parte e que apenas foi injustamente agredido por cumprir com suas funções de fiscalizar. Ele afirma ter feito um boletim de ocorrência e que irá se utilizar de todos os meios legais para que isso não se repita com nenhum outro parlamentar ou cidadão em seu direito e dever de expor os gastos públicos dos agentes municipais.
A reportagem do RSENA pediu um posicionamento do Presidente da Câmara Municipal de Francisco Dumont. Porém, Marcos Eliês Nadu (Republicanos) visualizou nossas mensagens, mas não quis responder nossas perguntas.


ENTREVISTA COM ROBERTÃO E FRANK:
“NÃO VOU CONTRATAR NINGUÉM PARA ME ABORRECER”: Em entrevista exclusiva, Prefeito eleito e Vice de Bocaiuva falam sobre planejamento de governo. Acompanhe o vídeo abaixo: