Em entrevista a emissora Rádio Clube, Renato Teixeira respondeu a pontos polêmicos, “cutucou” a gestão passada, respondeu perguntas dos ouvintes, esclareceu pontos controversos e agradou a cúpula da administração:
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA: Obs.: O texto abaixo se refere a opinião do colunista a respeito de um fato.
Olá, leitores… Embora vivenciado um momento complicadíssimo e muito tenso com os casos de Covid-19, o clima é de alívio na cúpula da administração municipal de Bocaiuva com relação a entrevista do secretário municipal de saúde, Renato Teixeira, ao programa “Frente a Frente” do último sábado (27), pela emissora Rádio Clube. Até então, eram duas expectativas: “Ou o secretário iria “chutar o balde” e arruinar as coisas, ou o mesmo conseguiria ter o equilíbrio suficiente para levar a população a trabalhar junto a sua gestão”. Pois é… Parece que deu a segunda opção!! Pelo menos essa seria a avaliação do próprio Prefeito Robertão e de seus aliados que consideraram as falas do secretário importantes para esclarecer situações importantes dentro da principal secretaria do município. Na entrevista, Renato Teixeira falou sobre pontos diversos da sua gestão a frente da pasta da saúde; esclareceu situações polêmicas e destacou os principais pontos do novo decreto, que contém medidas temporárias e emergenciais para o enfrentamento a pandemia do Covid-19, no município.
De fato, Teixeira foi muito lúcido em seus esclarecimentos, respondeu todos os pontos polêmicos e mostrou convencimento ao orientar a população quanto ao novo decreto e as medidas de prevenção contra a Covid. No entanto, o secretário não deixou de “cutucar” seus antecessores. Embora tenha admitido que, realmente, recebeu a secretária de saúde com muito mais recursos financeiros do que havia anunciado antes e mais estruturada do que em gestões anteriores, Renato manteve as reclamações pelo fato de, segundo ele, seus antecessores terem gastado milhões em recursos da Covid apenas com mediadas paliativas e sem muito efeito prático. Renato criticou as barreiras sanitárias que, em sua visão, na atual situação, não têm nenhum resultado prático na prevenção do coronavírus; e que resolveu manter apenas uma barreira na entrada principal da cidade com objetivo de orientar os motoristas.
Sobre a saída de médicos da secretaria de saúde desde o início de sua gestão, Renato Teixeira garantiu que o fato não se deve a insatisfação com a administração, mas sim por questões particulares onde muitos profissionais iniciaram a residência médica e não conseguem conciliar as duas atividades. Segundo ele, houve apenas um caso onde o profissional pediu exoneração depois de questionado por sucessíveis atrasos no horário de início dos atendimentos. Sobre os estabelecimentos comerciais, Renato Teixeira disse que para definir restrições para esses segmentos, a Prefeitura não tomou nenhuma decisão individual e que antes ouviu os comerciantes para só depois chegar a uma decisão. Nesta área, as restrições determinam o fechamento até às 21h30min, com tolerância de 30min, ou seja, até às 22h. Mais um ponto ressaltado por Renato é de que o processo de fiscalização não se dá por meio de repressão, mas sim com gentileza e orientação na relação entre fiscais e comerciantes.
No mais… Teixeira falou sobre a campanha de vacinação que entrou na faixa etária dos 82 anos. Com entusiasmo ele disse que, ainda esta semana, espera vacinar também os idosos de 81 e 80 anos e pediu à população que possa trabalhar junto a Secretaria de Saúde na luta contra o coronavírus. As falas do secretário foram firmes e o mesmo conseguiu demonstrar transparência. Um dos principais aliados do Prefeito Robertão descreveu da seguinte forma a performance do Enfermeiro: “Foi cirúrgico!!!”
ENTREVISTA COM ROBERTÃO E FRANK:
“NÃO VOU CONTRATAR NINGUÉM PARA ME ABORRECER”: Em entrevista exclusiva, Prefeito eleito e Vice de Bocaiuva falam sobre planejamento de governo. Acompanhe o vídeo abaixo: