“CLÍNICAS E FARMÁCIAS… FUNCIONÁRIOS EXIGEM VACINA”: Em Bocaiuva, secretário esclarece sobre vaninação contra Covid para os funcionários de clínicas, farmácias e drogarias.

patrocinadores novos montagem

Proprietários de clínicas médicas, farmácias e drogarias têm manifestado preocupação com seus funcionários que, embora na rede privada, estão na zona de risco do contágio da Covid. Secretário Municipal de Saúde conversou com a reportagem, do RSENA e deu um posicionamento sobre o processo de vacinação destes profissionais:

secretariasaude
Imagem: Secretaria de Saúde do Município de Bocaiuva MG.

atacadão oficial

Nas últimas semanas, os proprietários de clínicas médicas, farmácias e drogarias têm demonstrado muito desconforto e insegurança com a falta de um plano de vacinação para os funcionários destes seguimentos. A reclamação se dá, segundo os empresários, tendo em vista que, embora os profissionais estejam atuando na iniciativa privada, os mesmos estão correndo risco de vida, pois atuam diretamente no atendimento de pessoas contaminadas pela Covid.

No caso das farmácias, os farmacêuticos que conversaram com a reportagem do Site RSENA afirmaram que o paciente que chega aos postos de saúde e que são diagnosticados com quadro de Covid, dependendo do estado clínico, são liberados para o isolamento domiciliar, porém, antes de irem para suas casas, os mesmos se dirigem pessoalmente até as farmácias ou drogarias para comprarem os medicamentos receitados pelos médicos, levando risco de contaminação aos funcionários.

marcone OFICIAL

No caso das clínicas, os responsáveis alegam que o serviço é de extrema necessidade, até como forma de desafogar o sistema público de saúde, mas que a preocupação com os funcionários é muito grande, tendo em vista que os mesmos estão em contato direto com pessoas de todas as faixa etárias e vindos de todas as regiões da cidade  e municípios vizinhos.

Os proprietários de clínicas, farmácias e drogarias são unânimes em ressaltar que o atendimento nestes estabelecimentos pode colapsar com contaminação em massa entre os trabalhadores e que se isso ocorrer a alternativa será parar as atividades o que geraria um transtorno incalculável ao  munícipio, agravando ainda mais o problema. Eles cobram da secretaria de saúde um cronograma urgente para iniciar o processo de imunização dos profissionais.

RESPOSTA DO SECRETÁRIO RENATO TEIXEIRA:

A reportagem do Site RSENA levou a reivindicação ao Secretário de Saúde Renato Teixeira que deu alguns esclarecimentos sobre o caso. Teixeira disse que entende a preocupação dos empresários, mas que sua pasta está cumprindo rigorosamente o decreto onde está estabelecido de que a preferência para tomar a vacina deve ser dos funcionários públicos que atuam na linha de frente de combate ao Covid, idosos e acamados; e que, até mesmo por um compromisso firmado junto ao Ministério Público, o mesmo não pode deixar de aplicar a vacina em alguém do grupo prioritário para disponibilizá-la as pessoas de outros grupos.

A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA:

Segundo Renato Teixeira, a solução que a secretaria municipal de saúde encontrou para tentar resolver o problema é disponibilizar as doses que sobram das campanhas de vacinação e disponibilizá-las aos profissionais das clínicas ou farmácias e que esse procedimento já teria se iniciado quando, em uma campanha anterior, sobrou 20 doses da vacina e como ninguém do grupo prioritário as haviam requisitado, as mesma foram destinadas aos profissionais das clínicas odontológicas tendo como critério a preferencia entre os mais velhos. Renato disse que esse procedimento será usado nas novas remessas de vacinas que forem chegando ao município, ou seja, as doses que sobrarem serão destinadas aos profissionais das clínicas, farmácias e drogarias.

ALERTA AOS EMPRESÁRIOS: 

Teixeira também fez uma observação. Segundo ele, os representantes destes seguimentos comerciais enviaram a secretaria municipal de saúde uma lista com a relação dos profissionais que devem ser vacinados. Ele disse que, ao verificar a lista, ficou constatado que alguns empresários incluíram nomes de seus núcleos familiares como esposa, filhos e até mesmo parentes os quais nem mesmo  residem em Bocaiuva e que isso é lamentável, pois demostra, de certa forma, má fé por partes de alguns que, segundo ele, cobram transparência do poder público municipal, mas que por outro lado se comportam de forma eticamente duvidosa. Ele afirma que por conta disso a secretaria de saúde não irá seguir a lista dos enviada e se utilizará de um outro meio para identificar quem realmente trabalha nestes seguimento e que mora em Bocaiuva para receber a vacina.

BOA NOTÍCIA:

O secretário também deu uma boa notícia ao afirmar que 500 doses do imunizante contra a covid-19 seriam enviados a Bocaiuva na próxima remessa a ser feita ainda nesta semana, porém, ao se reunir com a regional da saúde e expor a situação preocupante da ocupação dos leitos da Covid no hospital Gil Alves, a secretaria de saúde conseguiu 1.200 doses além das 500 previstas, totalizando 1.700 doses que chegarão nos próximos dias.

renato teixeira vacinação covid
(Foto: ASCOM Bocaiuva) Imagem: Renato Teixeira disse que irá já iniciou o processo de imunização nas clínicas odontológicas e que os demais profissionais, juntamente com os das farmácias e drogarias, serão imunizados com as sobras das vacinas destinadas aos idosos.

CONTEC OFICIAL

ENTREVISTA COM ROBERTÃO E FRANK:

“NÃO VOU CONTRATAR NINGUÉM PARA ME ABORRECER”: Em entrevista exclusiva, Prefeito eleito e Vice de Bocaiuva falam sobre planejamento de governo. Acompanhe o vídeo abaixo:

patrocinio rsena montagem

patrocinadores oficial montagem

rsena montagem

Além disso, verifique

(Foto: ASCOM ECO 135) Imagem de trecho duplicado liberado recentemente.

ECO RODOVIAS LIBERA NESTA QUINTA FEIRA (14) MAIS 03 Km DE RODOVIA DUPLICADA EM BOCAIUVA!

  Trecho duplicado na Br135 está nas dependências do município de Bocaiuva que já havia ...

Um comentário

  1. José Geraldo de Azevedo

    Para a verificação e Constatação dos Profissionais de Saúde em questão, é Consultar os Seus Conselhos .Ex CRF..Conselho Regional de Farmácia..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br