A princípio, homem que foi detido no último sábado (20), acusado de desacatar policiais, tinha se identificado como Advogado, porém, em nota, OAB esclareceu que se trata de um estagiário de direito. Na nota, OAB não explicou por qual motivo tais esclarecimentos não foram dados aos policias militares quando a entidade enviou um representante para acompanhar o caso:
O Site RSENA noticiou na última segunda feira (22) que um advogado havia sido detido depois que a Polícia Militar e fiscais da Prefeitura Municipal de Bocaiuva compareceram em um sítio, próximo ao perímetro urbano, para averiguarem denúncia de uma festa clandestina. Segundo os policiais, os mesmos teriam sido recebidos no local de forma hostil e com desacato por parte de um dos presentes. Pelo decreto municipal e pelo protocolo estadual, festividades em locais públicos ou privados estão proibidas em decorrência das ações de combate a Covid-19. O homem detido acusado de ofender os policiais foi André Sales, que, em nota nas redes sociais, alegou não ter desacatado os profissionais, mas apenas questionado uma ação a que o mesmo considerou ilegal. Na matéria, o Site RSENA disse que André Sales era Advogado, no entanto, uma nota de esclarecimento da 138° Subseção da OAB de Bocaiuva MG, enviada ao RSENA, afirma que André não é advogado, mas sim, estagiário de direito.
A afirmação do RSENA de que a pessoa detida se tratava de um Advogado se baseou no fato dos policias militares, que atenderam a ocorrência, afirmarem que, no momento da abordagem, André teria se identificado como tal e que, por isso, foi acionado um representante da OAB local para acompanhar o procedimento da ocorrência sendo que que, em nenhum momento, a identificação profissional relatada por André foi questionada pelo representante da OAB.
Na nota de esclarecimento, a OAB local não disse por qual motivo as explicações sobre o verdadeiro registro do acusado não foram repassadas aos policiais pelo representante da instituição no momento em que o mesmo compareceu ao local para acompanhar o caso; mas afirmou que:
“… o fato ocorrido no último sábado à noite, dia 20 de março de 2021, em um sítio nas proximidades do pesque pague Dona Chica, não envolveu qualquer advogado de seus quadros, ou dos quadros da OAB MG. Referido fato envolveu um estagiário de direito, assim inscrito na OAB MG, e não advogado, que é o profissional que está aprovado em Exame da Ordem e habilitado ao nobre título de Advogado. Por fim, esclarece-se que todos os advogados inscritos na 138° subseção da OAB MG são orientados, e são muito conscientes, da reponsabilidade de se respeitar estritamente todos os protocolos de segurança contra COVD-19.”
ENTREVISTA COM ROBERTÃO E FRANK:
“NÃO VOU CONTRATAR NINGUÉM PARA ME ABORRECER”: Em entrevista exclusiva, Prefeito eleito e Vice de Bocaiuva falam sobre planejamento de governo. Acompanhe o vídeo abaixo: