Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Guaraciama relatou ao RSENA que a Primeira Dama do município realmente foi vacinada contra Covid, mas dentro da normas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde. Já com relação ao Prefeito, o assessor garante que o mesmo não foi imunizado e que as informações ao contrário são falsas:
O líder sindical, Roberto César Pereira, procurou a redação do Site RSENA nesta terça feira (13) alegando que a Primeira Dama do município de Guaraciama, Cláudia Figueiredo, teria “furado a fila” da vacinação contra a coivid-19 na cidade e que haviam suspeitas de que o Prefeito, José Maria (Dedim), também teria incorrido no mesmo erro. Roberto César, que é Presidente dos Sindicato dos Servidores Públicos de Guaraciama, disse que o processo de vacinação não está ocorrendo de forma transparente na cidade e que os números apresentados pela Secretaria de Saúde local se mostram frágeis e incompatíveis com a realidade. A reportagem do Site RSENA pediu explicações junto a Prefeitura Municipal de Guaraciama a respeito das declarações do sindicalista.
Em nota envida a nossa redação, através da Assessoria de Comunicação local (ASCOM de Guaraciama), a Prefeitura admitiu que, de fato, a esposa do Prefeito José Maria, Cláudia Figueiredo, tomou a primeira dose do imunizante contra a Covid, porém, não na posição de Primeira Dama, mas sim, pelo cargo que ocupa na Prefeitura Municipal como Secretária de Saúde. Questionado pelo fato de Cláudia não fazer parte do grupo que trabalha diretamente no combate a Covid, a assessoria explicou que a vacinação da mesma se deu em obediência a nota técnica do Ministério da Saúde e Vigilância de Saúde que inclui os trabalhadores dos setores de regulação, bem como gestores de saúde, no grupo de trabalhadores a serem vacinados na campanha.
Quanto ao Prefeito de Guaraciama, José Maria (Dedim), A assessoria de comunicação garantiu a nossa reportagem que o mesmo não recebeu nenhuma dose da vacina, justamente por não fazer parte do grupo prioritário e que qualquer informação no sentido contrário trata-se “Fake News” (Notícia falsa).
O líder sindical Roberto César, reconheceu a atuação da esposa do Prefeito na Secretaria de Saúde, mas colocou em dúvida suas funções na linha de frente do enfrentamento a Covid alegando que a mesma poderia ceder a vez para alguém que esteja realmente em risco de ser contaminado. A Prefeitura Municipal de Guaraciama disse que irá acionar os órgão competentes contra aqueles que disseminam informações falsas.
NOTA DA PREFEITURA DE GUARACIAMA MG
“Com relação a afirmação de que o prefeito de Guaraciama, José Maria de Figueiredo, já tenha tomado a vacina contra o corovírus, trata-se de uma fakenews e os responsáveis por espalhar essa inverdade irão responder judicialmente. Vale lembrar que nem mesmo a vacina contra a Gripe (H1N1) que também já está sendo aplicada na população ele tomou, uma vez que, não é do grupo prioritário da mesma.
Com relação a vacinação da Secretária de Saúde, Claudia Figueiredo, a mesma só aconteceu após nota técnica do Ministério da Saúde e Vigilância de Saúde, através do ofício circular 57/2021/SVS/MS de 12 de março de 2021, que inclui os trabalhadores dos setores de regulação, bem como gestores de saúde no grupo de trabalhadores a serem vacinados na campanha.
As informações sobre a vacinação no município pode ser solicitada por qualquer cidadão, como também poderão ser consultadas no Vacinômetro (Boletim informativo sobre a vacinação) que é publicado nos canais oficiais da administração municipal.”
ENTREVISTA COM ROBERTÃO E FRANK:
“NÃO VOU CONTRATAR NINGUÉM PARA ME ABORRECER”: Em entrevista exclusiva, Prefeito eleito e Vice de Bocaiuva falam sobre planejamento de governo. Acompanhe o vídeo abaixo: