Informações dando conta sobre recebimento de diárias na Câmara Municipal de Bocaiuva têm sido muito compartilhada nas redes sociais e revoltado população. Vereadores citados dizem que se trata de uma Fake News. O Site RSENA analisou os números junto ao Portal da Transparência e chegou a conclusão dos fatos:
Imagem: Câmara Municipal de Bocaiuva MG
Uma publicação sobre gastos com diárias na Câmara Municipal de Bocaiuva tem sido muito debatida em toda cidade. A divulgação dá conta de que os vereadores receberam entre 2.090 Reais a 7.450 Reais em um único mês do recurso que funciona como uma espécie de restituição financeira aos vereadores que fizeram viagens intermunicipais. Na publicação, feita nas redes sociais, o autor anônimo informa que, em apenas um mês, alguns vereadores gastaram em viagens mais que o próprio salário. O texto é seguido por uma lista com o nome de 12 dos 13 vereadores e quanto cada um recebeu. Apenas o Vereador Zé Marião ficou de fora por não ter nenhum gasto registrado.
Os campeões em diárias seriam Pedro César com 7.450 Reais, Jeferson de Carlay com 4.900 Reais e Juninho de Sentinela com 4.000 Reais recebidos. Diante da repercussão do caso, o Vereador Pedro César chegou a lançar um comunicado afirmando que a publicação era falsa. Tendo em vista o conflito de informações, o Site RSENA analisou os números e depois de uma pesquisa feita no Portal da Transparência da própria Câmara Municipal chegamos a conclusão de que a publicação sobre as diárias dos vereadores é, EM PARTES, verdadeira.
É FATO que, assim como exposto na publicação, os vereadores receberam entre 2.090 Reais a 7.450 Reais em um total de 32.900 Reais. O valor que cada Vereador recebeu em diárias, descrito na publicação, também confere com os números apresentados no Portal Transparência. Porém, é FALSO que tais valores sejam decorrentes de apenas um mês de viagens. Conforme apurou o Site RSENA, os valores correspondem aos quase quatro meses de mandato dos parlamentares, ou seja, desde o início do ano.
Segue a lista dos gastos de diárias na Câmara Municipal de Bocaiuva de Janeiro a Abril de 2021:
1° Pedro César= 7.450 Reais
2° Jeferson de Carlay= 4.900 Reais
3° Juninho de sentinela= 4.000 Reais
4° Ramon Morais= 3.500 Reais
5° Ailtinho da lotação= 2.550 Reais
6° Eduardo de João bagre= 2.500 Reais
7° Romildo da mercearia= 2.500 Reais
8° Adalberto delegados= 2.090 Reais
9° Odair sorriso= 2.000 Reais
10° Tony despachante= 1.500 Reais
11° Toninho de lídio 1.500 Reais
12° Odair cantor= 500 Reais
13° Zé Marião= Nenhum gasto
Os valores das diárias variam dependendo da distância percorrida e os dias em que o Vereador teve que se ausentar do município de origem. Para Belo Horizonte, por exemplo, o valor pago por cada dia de viagem é de 500 Reais e para Brasília 850 Reais. O Vereador faz a viagem e depois faz o pedido de ressarcimento dos gastos. Os valores só devem ser pagos caso o parlamentar comprove que se ausentou do município em função de algo que tenha contribuído para o melhor desenvolvimento da sua atividade dentro da Câmara Municipal. Na checagem feita pelo Site RSENA, a grande maioria das diárias pagas aos vereadores tem como justificativa a realização de cursos em outros cidades.
(Foto: Autor desconhecido) Imagem chegou a circular nas redes sociais colocando os três vereadores que mais receberam diárias em um pódio.
Cursos? Presenciais? Durante a pandemia? Alô, MP!!! Ops….