COPASA assumiu recentemente o abastecimento de água aos populares guaraciamenses, porém, moradores reclamam que apenas uma parte da população está pagando pelo serviço e que as contas estão superfaturadas e fora da realidade. Prefeitura e Câmara de Guaraciama se manifestam:
Moradores de Guaraciama estão vivenciando um sério problema e reclamam que estão as margens do descaso das autoridades locais como Prefeitura e Câmara Municipal. O problema narrado pelos populares se referente ao serviço de abastecimento de água que está sendo implementado na cidade pela COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). O órgão conseguiu levar o abastecimento as residências, porém não instalou os medidores em boa parte das casas. Com isso, quem tem medidor, o chamado padrão, já está pagando mensalmente pelo líquido, e, quem não teve o relógio instalado, continua isento. Outro problema é que, nas residências com o padrão de água, o valor da conta está um verdadeiro absurdo. A nossa reportagem teve acesso a algumas contas de água nos valores se 180, 400 e até 1.800 reais.
Os populares alegam que não conseguem ter obter respostas junto aos responsáveis pela COPASA e por isso procuraram a Prefeitura, mas teriam sido informados de que o responsável pela ida da COPASA para Guaraciama foi a administração passada e que a atual gestão não poderia fazer nada. Já na Câmara Municipal, os populares alegam que os vereadores insistem que o problema deve ser intermediado pela Prefeitura. Diante do impasse, a reportagem do Site RSENA procurou a Câmara e também a Prefeitura Municipal de Guaraciama para que os responsáveis pudessem se posicionar a respeito.
Na Câmara Municipal de Guaraciama, recebemos nota da Assessoria Jurídica afirmando que o Legislativo local “já está tomando as medidas cabíveis e possíveis junto a COPASA para solucionar os problemas e que em breve espera encontrar de forma harmónica a solução. Porém, se necessário, irá buscar a defesa dos consumidores na via judicial, ou nos PROCONS”. A assessória pediu que os populares possam aguardar o resultado das conversas e garantiu que: “Não haverá falta de empenho até que o resultado seja satisfatório para a população”.
Já na Prefeitura Municipal, o Site RSENA recebeu nota através do Assessor de Comunicação, Vinícius Siqueira, ressaltando que “toda a negociação, tramitação e formato de trabalho implantado pela COPASA no município, aconteceu na gestão passada, mas que tendo em vista as constantes reclamações dos consumidores, a atual gestão através do Prefeito José Maria (Dedim), já entrou em contato com os representantes pela COPASA e que ficou acordado de que a companhia irá enviar um representante a cidade, para visitar todas as casas de Guaraciama”. Ainda de acordo com a nota, esse representante irá fazer um trabalho de apuração para entender o que aconteceu nas residências em que as contas vieram ou estão vindo com valores anormais e que a própria COPASA já sinalizou que, após a avaliação, a companhia irá zerar ou corrigir os valores das contas, caso fique constatado o erro por parte da companhia.
A nota segue dizendo que: “A Prefeitura seguirá cobrando e tomando todas medidas possíveis para que sejam corrigidos os erros, a fim de que a população receba um serviço de qualidade por um preço justo”.
VÍDEO DESTA SEMANA: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, ROMEU ZEMA: