Quinta feira feira de vacina conta a covid-19 em Bocaiuva trouxe notícia de última hora, muito tumulto, aglomeração e falta de fiscalização:
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA: Obs.: O texto abaixo refere-se a opinião do colunista a respeito de um fato.
Olá, leitores!! Para início de conversa, deixo claro aqui que, em minha opinião, a ação da Secretaria Municipal de Saúde, ao contrário do que muitos estão dizendo, foi justa e nobre. Eu explico!!! Cerca de 650 moradores esperam tomar a segunda dose da vacina da marca CoronaVac depois que tiveram a etapa adiada no último dia 30 de Abril por falta do imunizante. A Secretaria de Saúde, nesta terça feira (11), conseguiu apenas 250 doses e, diante das 650 necessárias, ficou com duas opções: Aguardar o recebimento de mais dose até completar as 650 para imunizar todo o grupo ou então já disponibilizar as 250 doses disponíveis para que as mesmas não ficassem paradas na secretaria!!
Como não poderia deixar de ser, prevaleceu, claro, a segunda alternativa: “disponibilizar as 250 doses para que as mesmas não ficassem paradas na secretaria”. Como critério, para não beneficiar ou prejudicar quem quer que seja, a secretaria então resolveu, estrategicamente, divulgar a vacinação na última hora, priorizando assim, de forma justa (ao meu ver), aqueles 250 moradores, com direito a segunda dose, que chegassem primeiro no local da vacinação.
Como era de se esperar, a demanda foi muito maior que a quantidade de doses e, após o anúncio, a avenida da secretaria municipal de saúde ficou lotada. O problema é que, embora tenha sobrado senso de justiça, faltou fiscalização, faltou fiscais do tipo aqueles que ficam nas lojas, nos comércios ameaçando multar comerciantes que descumprem o decreto municipal. Faltou pessoal para uma simples orientação ao populares que chegavam ao local.
O que se viu foi a exposição de profissionais da saúde, inclusive do próprio secretário de saúde, que tiveram que dividir suas atenções entre: vacinar os populares e organizar as filas para conter as aglomerações. Um absurdo ver que, por falta de planejamento da atual gestão, muitos bocaiuvenses podem ter contraído a Covid, justamente quando foram buscar proteção contra a mesma.
VÍDEO DESTA SEMANA: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, ROMEU ZEMA: