Vereadores da Câmara Municipal e populares bocaiuvenses criticam anúncio de apresentação musical durante evento promovido pela Prefeitura Municipal, intitulado “Balada Jovem”, para imunizar populares de 25 a 29 anos. Secretário de Saúde tentou justificar “festa” em tempos de pandemia:
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA: Obs.: O texto abaixo se refere a opinião do colunista a respeito de um fato.
RSENA 19/08/21 às 22:54hs
Olá, leitores!! Um misto de alegria e alívio, mas também de muita estranheza!! Esses são os sentimentos que tomaram conta dos bocaiuvenses nesta quinta feira (19) com o anúncio de mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19. A alegria e o alívio se devem ao fato da etapa de imunização ser a maior já realizada em Bocaiuva desde o início da vacinação (4.500 pessoas de 25 a 29 são aguardas para serem serem imunizadas nesta a sexta a partir das 19h). Por outro lado, a estranheza se deve ao fato da etapa de vacinação estar sendo divulgada como uma espécie de evento comemorativo com direito a apresentação musical ao vivo em plena Praça Wandik Dumont onde os jovens receberão a vacina.
Para se ter uma ideia, a Prefeitura Municipal intitulou o evento de “Balada Jovem”, o que para muitos moradores têm dado a conotação de que trata-se de uma grande festa. O Secretário de Saúde de Bocaiuva, Renato Teixeira, tentou justificar a ação dizendo que não se trata de um show ao vivo, mas sim, um evento musical para entreter as pessoas que esperam pela vacina de dentro dos seus carros ou na fila a pé. Ainda de acordo com Teixeira, a ação tem como objetivo fazer com que o local de vacina seja um espaço descontraído como forma de estimular os jovens a irem se vacinar.
No entanto, muitos populares estão criticando a ação tendo em vista que a conotação festiva leva a interpretação de que está tudo liberado. A mesma opinião é compartilhada por vários vereadores da Câmara Municipal de Bocaiuva. Em contato com a redação do Site RSENA, o Vereador “Odair Cantor” se disse surpreso com o evento. Segundo ele, por mais que a secretaria tenha a boa intenção de incentivar a vacinação, muitos populares estão entendendo que a “Balada jovem” é um evento onde os mesmo poderão sair de casa e ir para Praça Central só para apreciarem a apresentação musical. A mesma opinião é compartilhada por outros vereadores.
Em minha opinião, inserir apresentação musical ao vivo em uma etapa de vacinação da Covid-19, por um lado, é uma inciativa compreensível e podemos dizer que a intenção da Prefeitura Municipal é das melhores. Alias… Os grandes centros como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de janeiro têm feito isso com frequência, justamente como forma de incentivar os populares a irem se vacinar. Por outro lado, também é legítima a preocupação dos moradores e dos vereadores, afinal, pode sim acontecer um erro de interpretação por parte da população em acreditar que a “Balada Jovem” na noite desta sexta feira é um dia em que se pode colocar uma boa roupa e sair de casa para assistir a um bom show na praça principal. Esse será o grande desafio da administração municipal, ou seja, não deixar que a população confunda “alhos com bugalhos”.
Alias… em plena pandemia não vai ser nada agradável os registros de aglomeração provocados pelo próprio pode público municipal.
VÍDEO DESTA SEMANA: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, ROMEU ZEMA:
Moro em ENGENHEIRO DOLLABELA, pq não está dando a vacina aqui da covid 19 pois está muito atrasado tenho 38 anos e ainda não tomei pois quando deu em bocaiuva não tive condições de ir , sendo que engenheiro dollabela é município de bocaiuva , vou no posto perguntar ninguém sabe responder nem agentes de saúde e nem enfermeiros , gostaria de uma resposta de vcs.