Nesta segunda feira (23) Padre Maia completa mais um ano de vida. O Site RSENA presta homenagem ao ilustre bocaiuvense que se tornou referência em humildade e generosidade. São 82 anos de vida com 55 dedicados ao sacerdócio:
RSENA 23/08/21 às 16:09hs
Antônio de Oliveira Maia, ou simplesmente, Padre Maia. Um dos cidadãos mais queridos de Bocaiuva, Padre Maia conseguiu ao logo dos seus 55 anos de sacerdócio conquistar o respeito, não somente de católicos, mas de seguidores de todas as doutrinas e religiões de Bocaiuva. O mesmo foi Professor na Escola Gastão Valle na década de 70 e por muito anos foi o Pároco da Igreja do Senhor do Bom Fim (hoje sob o comando do Padre Alan Sávio).
Padre Maia foi o criador da “Tenda dos Milagres” que hoje se chama “Tenda da Amizade”. O próprio Padre explicou, em uma entrevista a emissora Rádio Clube, que à época havia ficado sensibilizado em ver que as pessoas vinham das comunidades rurais para prestigiarem a Festa do Senhor do Bom Fim e não encontravam um lugar adequado para descansar, comer e até mesmo fazer suas necessidades. Por isso resolveu montar uma tenda para abrigar e alimentar as pessoas mais simples:
“Naquela época criamos a Tenda dos Milagres para abrigar as famílias humildes que vinham das comunidades rurais. A ideia era que elas ficassem ali até o momento da procissão. As famílias eram alimentadas e nada era cobrado. Hoje existe a Tenda da Amizade com um perfil diferente, mais voltado para os negócios”. Disse Padre Maia em entrevista a emissora Clube FM durante Festa do Senhor do Bom Fim no ano de 2015.
HISTÓRIAS ENGRAÇADAS:
Padre Maia é conhecido pelo seu estilo pacificador e muito tranquilo. Embora muito discreto, sempre gostou de brincar com os fieis durante suas pregações. Padre Maia sempre teve o hábito de soletrar as sílabas iniciais de uma palavra e deixar para que os fieis a completasse. Conta-se que certa vez o mesmo, em uma de suas missas, iniciou a pronuncia de uma palavra e parou na metade para que os féis a completasse. Padre Maia disse aos presentes:
“Na vida temos que ter humil…”. Todos ficaram em silencio e ninguém completou a frase.
Padre Maia perguntou novamente:
“Gente… Na vida devemos ter humil…”.
Todos ficaram em silencio mais uma vez.
Mas Padre Maia então resolveu unir o útil ao agradável e percebeu que “Zé”, um dos fieis, como de costume, estava dormindo durante a pregação. Padre Maia então direcionou a pergunta para “Zè”:
“ Seu Zé… Me responda… Na vida devemos ter humil…”.
Seu Zé, que havia acordado assustado, completou a frase sem pensar duas vezes:
“Um mil reais, Padre Maia”.
Nesse momento todos riram e Padre Maia foi obrigado a completar sua “misteriosa” palavra:
“Não seu Zé… Na vida devemos ter humil…dade”. Disse ele.
EDUCADO, ATUANTE E GENEROSO:
Padre Maia é reconhecido pela sua educação, generosidade e por ser também muito atuante. O mesmo está sempre disposto a atender os fieis e não escolhe classe social. É muito solicitado para as bênçãos de novos negócios, novos empreendimentos, batizados, casamentos e raramente se nega a atender, seja o cidadão de classe alta ou de baixa renda. Tinha o habito de tirar o dinheiro das esmolas durante a missa para dar as famílias pobres que o pediam ajuda para comprar remédios. Gosta de futebol, mas a muitos anos não consegue assistir a final da Copa do Mundo que sempre acontece no mesmo horário da procissão do Senhor do Bom Fim. Sua educação e gentileza é ímpar e o mesmo consegue ser atencioso e receptível a todos.
HOMENAGEM RSENA:
Muitos dizem que Padre Maia é o maior bocaiuvense de todos os tempos, porem dizem também que o mesmo não gosta e dispensa qualquer homenagem. Nosso querido Padre que nos perdoe, mas personagens ilustres e que fizeram história não podem passar despercebido ao nosso reconhecimento. Padre Maia é “gente da gente” e sua história se confunde com a história do nosso povo, da nossa cidade. Por isso o mesmo é o homenageado desta semana no Site RSENA.
VÍDEO DESTA SEMANA: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, ROMEU ZEMA: