Depois de vários anos de impasse, diretores do INCRA se comprometeram com populares a construir vertedouro e evitar extinção da Barragem da Caatinga no distrito de Engenheiro Dolabela. Volume de água no reservatório seria 10 vezes maior do que o da Barragem do Onça que abastece grande parte das residências de Bocaiuva:
RSENA 31/08/21 às 15:12hs
Na manhã desta terça feira (31), moradores do distrito bocaiuvense de Engenheiro Dolabela se reuniram para avaliar as questões sobre a Barragem da Caatinga. A reunião ocorreu na Praça da Malvina, onde foi firmado pela direção estadual do INCRA o compromisso de realizar intervenções para evitar o esvaziamento e a extinção da represa como temia as famílias assentadas do projeto PA Betinho. A alegação do órgão, é a mesma, desde quando começou essa polêmica, em 2017, de fazer o esvaziamento devido ao risco de rompimento. Porém, após a mobilização da comunidade, a superintendência regional do INCRA, conforme nos informou o morador conhecido por “Luiz Fumin”, se mostrou sensibilizada com a posição das famílias do assentamento e se comprometeu a fazer um vertedouro na represa para evitar que a água fosse jogada fora. A garantia do INCRA, de acordo com o superintendente Bat Maisterson Schimit, é de que as máquinas já estejam no local em setembro para estas obras.
Por outro lado, moradores anunciaram uma nova reunião para discutir as garantias da proposta. O temor é que o compromisso do INCRA não saia do papel e enquanto isso a barragem seja totalmente esvaziada. O encontro está marcado para esta terça feira as 16h na praça da Malvina, em Engenheiro Dolabela. A “queda de braços” entre populares e o diretores regionais do INCRA já dura vários anos. De um lado, o órgão vinha insistindo no esvaziamento da barragem como forma de segurança uma vez que a mesma, segundo o próprio INCRA, corria o risco de se romper. Do outro lado, moradores insistem na recuperação da infraestrutura do reservatório, pois consideram inaceitável o desperdício de um volume tão grande de água em uma das regiões mais secas do país.
VÍDEO DESTA SEMANA: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, ROMEU ZEMA: