Jovens são os que mais dão mau exemplo nas etapas de vacinação. Dos 600 que foram convocados para receberem a 2ª dose nesta quarta feira (20) apenas 10% compareceram. Em decorrência da baixa adesão, Secretaria de Saúde é obrigada a paralisar o andamento da imunização para novamente convocar os ausentes:
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA: Obs.: O texto abaixo se refere a opinião do colunista a respeito de fato.
RSENA 20/10/21 às 22:18hs
Olá, leitores!! Olha… Não adianta o poder público fazer a parte dele, se nós, o quanto cidadãos, não fazemos a nossa. Há pouco tempo estávamos todos alvoraçados, brigando e exigindo pelas vacinas contra a Covid-19. Pois bem, as vacinas chegaram, estão chegando e toda a população adulta já foi convocada para tomar a 1ª dose, além de boa parte que já foi convocada para receber a 2ª e também os idosos que já estão recebendo até mesmo a 3ª dose… A chamada dose de reforço. O problema é que, em algumas etapas, a adesão tem sido muito baixa. Neste quesito quem mais está deixando a desejar são os mais jovens.
Lamentavelmente no quesito “vacina” a garotada está dando um péssimo exemplo de indisciplina nas convocações. É fato que compareceram em peso para receberem a 1ª dose, mas não estão comparecendo para receberem a 2ª. Para se ter uma ideia, segundo informações do Secretário de Saúde do Município de Bocaiuva, na etapa marcada para esta quarta feira (20), referente a 2ª dose da CoronaVac, para quem recebeu a 1ª dose na “Balada Jovem” no dia 10 de Setembro, de 600 jovens imunizados… eu disse de 600 jovens imunizados, apenas 60 (10%) retornaram para tomar a 2ª dose da vacina.
Para se ter outra ideia, a irresponsabilidade é tão grande que ainda existem pessoas na cidade que não compareceram, se quer, para tomar a 1ª dose do imunizante. O resultado é a estagnação do processo de vacinação. Nesta sexta feira (22), por exemplo, a etapa que seria destinada para outros públicos prioritários será destinada a repescagem. Trata-se da 3ª convocação para quem ainda não se imunizou com nenhuma dose. A fraca adesão na vacinação desta quarta também acarretará problemas, pois certamente a Secretaria de Saúde terá que mobilizar novamente a equipe para convocar novamente os ausentes.
Olha… Uma pena tal comportamento de uma sociedade que cobra da classe política, mas ainda sim, mesmo quando o que está em jogo é a sua própria vida, não tem força de vontade em fazer a sua parte. Cuidado… ainda não estamos livres da Covid.
VÍDEO DESTA SEMANA: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, ROMEU ZEMA: