“É SÓ COM O RENATO!!”: Em Bocaiuva, populares reclamam da centralização de demandas ao Secretário de Saúde.
Ricardo Sena
18/11/2021
Coluna do Sena, Destaques RSENA
1,477 Visualizações
Embora seja a Secretaria mais complexa e com maior demanda, parece que na pasta da Saúde as decisões e soluções de problemas diretos aos populares estão centralizadas apenas a uma só pessoa. O resultado é que muitos populares estão reclamando de não terem seus problemas resolvidos com a justificativa de que precisam aguardar para conversarem com o Secretário:
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA: Obs. O texto abaixo se refere a opinião do colunista a respeito de um fato.
RSENA 17/11/21 às 11:58hs
Olá, leitores!! Muitas têm sido as reclamações de populares em Bocaiuva que procuram por algum órgão da Secretaria Municipal de Saúde e acabam retornando para suas casas sem terem suas pendências resolvidas. A justificativa que os mesmos encontram no atendimento das repartições são quase as de sempre: “Seu problema é só o Secretário Renato Teixeira que resolve”. A questão é que Teixeira é apenas um em meio a uma demanda de centenas ou até milhares de pessoas que precisam, todos os dias, da secretaria mais requisitada e importante da cidade (saúde) e com isso o popular, além de voltar para casa sem ter sua demanda resolvida, também não sabe quando será resolvido seu problema, afinal, corre-se o riso de voltar no dia seguinte e o Secretário novamente não estar.
Essa cultura que se criou na área da saúde do “É só com o Renato” precisa acabar na Secretaria Municipal. Se é só o secretário quem resolve, o mesmo, em tese, deve então estar presente em todos os departamento da saúde ao mesmo tempo para, em tempo integral, atender a todos. Como sabemos que isso é impossível é preciso então decentralizar a resolução dos problemas a uma só pessoa e, na ausência do secretário, que outras funcionários possam estar aptos para também resolver, afinal, ninguém procura um órgão do departamento de saúde para agendar uma festa ou um passeio. Trata-se de saúde, saúde é vida e qualquer situação que coloque a vida do ser humano em risco é urgência e emergência e é injusto e até desumano mandar que a pessoa retorne outro dia ou na próxima semana.
Acredito que o Secretário de Saúde vem se empenhando e desenvolvendo um grande trabalho a frente da pasta. Mas, essa cultura na Secretária de Saúde de que “é só com o Renato” precisa acabar. Afinal, por melhor que seja o secretário, ainda assim, um só Renato é muito pouco para atender tanta gente.
2021-11-18