Alerta de que pessoas estavam pedindo dinheiro em nome do Lar São Vicente de Paulo foi feito pela direção do próprio Lar. Em nota, a Presidente da instituição disse que ação trata-se de um golpe e pediu aos populares que não façam qualquer doação:
RSENA 10/12/21 às 18h06:
A direção do Lar São Vicente de Paulo, em Bocaiuva (MG), teve que divulgar uma nota na manhã desta quinta feira (09) orientando os populares a não fazerem nenhuma doação a terceiros que estejam pedindo dinheiro em nome da instituição. Segundo a Presidente do lar, Dauane Fuzita, estelionatários estariam indo em residências no perímetro urbano e se utilizando do nome do lar para conseguirem dinheiro. Trata-se de um golpe e a Presidente esclareceu que o Lar São Vicente não realiza nenhuma campanha, além das habituais e, por tanto, ninguém está autorizado a utilizar o nome da instituição par tal.
Recentemente, muitos bocaiuvenses têm sido alvos de golpistas, principalmente pela redes sociais. Estelionatários têm se utilizado de perfis e fotos de pessoas conhecidas e idôneas para pedir dinheiro emprestado. Outros são vítimas do golpe da compra de veículos onde a vítima faz um deposito como adiantamento na conta do estelionatários e acaba ficando sem o veículo e sem o dinheiro. Outro golpe comum em Bocaiuva é do pacote de viagem onde a vítima acredita estar pagando parcelas de turismo para a família, mas, na verdade, está enviando todo o recurso a estelionatários.
Segundo a Polícia Civil, embora relatos de muitas pessoas lesadas, poucas procuram o departamento para denunciarem e que por medo de represálias, as vítimas acabam não fornecendo provas ou não procuram a polícia para realizar as devidas investigações.