Índice de infestação predial em Bocaiuva é 05 vezes maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde. Coordenadora de vigilância em saúde do município alerta para risco de epidemia e pede colaboração dos populares para combater a dengue:
Por Antônio Célio/Para o Site RSENA:
RSENA 13/12/21 às 02h29:
Em meio a luta contra a pandemia da Covid-19, o município de Bocaiuva (MG) enfrenta outra batalha. Segundo levantamento rápido feito pelo setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade corre um sério risco de passar por uma epidemia de dengue. A constatação se deve ao Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pelo setor de endemias e zoonoses, que apontou o Índice de Infestação Predial acima de 5%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.
Jéssica dos Reis, da equipe de saúde do município, alerta a população a colaborar com as ações preventivas. A coordenadora orienta que cada morador possa observar, principalmente nos quintais das cassas, se não existem recipientes que possam armazenar água parada. A dengue é uma doença viral que, na maior parte dos casos, se manifesta de forma benigna, com sintomas como febre, indisposição e dores nos músculos e atrás dos olhos.