Afetados diretamente com os decretos municipais referentes as restrições da pandemia, artistas cobram do poder público uma solução para que os mesmos possam retomar suas atividades. Reunião com o Secretário de Cultura está marcada para esta segunda feira (24):
RSENA 24/01/22 às 13h43.
Há quase dois anos iniciaram-se as primeiras medidas de restrições com objetivo de conter a pandemia do Coronavírus. Os primeiros decretos anunciavam a proibição de qualquer atividade artística presencial ou com potencial de aglomeração. Embora muitas atividades, inclusive as comerciais, também enfrentaram restrições, no caso dos artistas as regras eram duras e os mesmos, ao não ser por transmissões pela internet, não podiam, em hipótese alguma, levar seus trabalhos ao público. Tal impedimento arrastou-se ao longo destes quase dois anos e ninguém sofreu restrições tão severas e pesadas quanto os artistas.
Recentemente até chegou-se a flexibilizar as atividades musicais com a autorização dos shows e apresentações com a presença do público, mas isso durou pouco e no início deste ano (2022) a Secretaria Municipal de Saúde lançou nota informando que, em decorrência do aumento da ocupação dos leitos na ala do Covid no hospital Gil Alves, não concederia novas autorizações para realização de eventos. Desta forma, novamente a classe artística foi impactada e não somente os artistas, mas aqueles que trabalham na parte técnica e outros mais estão sentido nas “costas” o peso de tais imposições.
É por isso que, nesta segunda feira (24), a classe artística de Bocaiuva, em especial os cantores, irão se reunir com o Secretário Municipal de Cultura, “Léo Batera”, para exigir do poder público uma resposta rápida no sentindo de flexibilizar as atividades. O Encontro está marcado para às 19h no Centro Cultural Henfil. A reportagem do Site RSENA entrou em contato com o Secretário de Cultura que confirmou o encontro. “Léo Batera” disse que a reunião é uma solicitação dos músicos e que será uma oportunidade de debater várias situações. Questionado se a Secretaria de Cultura iria apresentar alguma proposta aos artistas, Léo disse que, nesse primeiro momento, irá ouvir as reivindicações para posteriormente levá-las ao conhecimento do Prefeito Roberto Torres.