Depois que moradores perderam a vida em decorrência de infartos, criou-se na cidade uma narrativa de que a vacina contra a Covid-19 estaria provocando tal situação. Em entrevista ao Site RSENA, Secretário Municipal de Saúde, disse que isso é mentira e que mortes por infarto em Bocaiuva seguem nas mesmas proporções de anos anteriores a aplicação do imunizante:
RSENA 07/03/22 às 18h06.
As mortes em decorrência por infarto sempre foram registradas em Bocaiuva MG e no mundo inteiro. Todo cidadão provavelmente tem na família histórico de alguém que já sofreu e até morreu por infarto. Mas, estranhamente a doença começou a ganhar protagonismo nas redes sociais e nas rodas de “bate papo” em Bocaiuva nos últimos dias. O motivo?? Depois que 04 pessoas morreram na última semana, supostamente vítimas de Infarto, os adeptos da “teoria da conspiração” começaram associar tais casos à vacinação como se o imunizante fosse responsável pelo mal súbito. Para entender melhor essa questão a reportagem do Site RSENA buscou explicações junto ao Secretário Municipal de Saúde, Renato Teixeira, que de forma categórica afirmou que isso é um mito e que não existe nenhuma comprovação científica que relacione o infarto a pessoas que foram imunizadas contra a Covid.
Renato disse que a vacina contra a Covid está sendo aplicada no mundo todo e que, somente no Brasil, cerca de 80% da população já foi imunizada, assim sendo, deveríamos, desde janeiro de 2021, ter um número avassalador de vítimas de infarto, não somente no Brasil, mas no mundo todo. Além disso, segundo ele, desde os anos anteriores a vacinação já existia uma grande prevalecia de números de infarto em Bocaiuva e que após o processo vacinal as mortes por Infarto seguem praticamente na mesma proporção.
“Ao contrário dos boatos, a vacina contra a Covid está contribuindo no salvamento de vidas. As mortes por Covid diminuíram drasticamente desde o início da imunização, como, por exemplo, em Bocaiuva, onde, depois de iniciarmos a campanha vacinal chegamos a ficar quase 100 dias sem registrar nenhum óbito. Relacionar a vacinação contra a Covid aos infartos é uma narrativa daqueles que querem desestimular a população a se imunizar”.
VÍDEO DESTA SEMANA: GRUPO PAPA LÉGUAS… Há 24 anos (Primeira apresentação):