Embora a Prefeitura já disse a reportagem do RSENA que já decidiu pela instalação das barracas na Praça de Eventos, Vereador Pedro César fez requerimento pedindo ao Prefeito que reveja sua posição e volte com as barracas para a Avenida da Saudade. Ramon Moraes, no entanto, discorda do colega:
RSENA 14/06/22 às 23h05
O Secretário de Cultura de Bocaiuva, “Léo Batera”, já havia confirmado ao Site RSENA que as barracas das festividades de Julho (Festa do Senhor do Bonfim e aniversário da cidade), em Bocaiuva, irão mesmo ser instaladas na Praça de Eventos “Dona Guida” como aconteceu em 2019, anteriormente ao surgimento da pandemia da Covid. No entanto, o debate ainda continua entre populares e até mesmo na Câmara Municipal.
Nesta última segunda feira (13), o Vereador Pedro César (SD) apresentou um requerimento pedindo ao Prefeito Roberto Torres (Avante) que reveja sua posição e volte com os “mascates” para o local tradicional, ou seja, na Avenida da Saudade, no Bairro Bonfim, nas imediações da Praça da Matriz da Igreja do Senhor do Bonfim. O Vereador Pedro justificou sua posição por, segundo ele, perceber um “clamor popular” pela sequência da tradição que sempre teve os barraqueiros naquela via. Por outro lado, o Vereador Ramon Moraes discordou da posição do colega e não quis assinar o requerimento.
Ramon disse que, ao contrário da percepção de Pedro, o mesmo notabiliza que os populares ficaram satisfeitos com a mudança para a Praça de Eventos e que a administração atual acertou em mantê-la, segundo ele, não só pela boa logística, mas também para oferecer conforto aos próprios barraqueiros.
Já o Vereador “Toninho de lídio” (Avante), morador do Bairro Bonfim, disse que seria importante que nos próximos anos a Prefeitura realizasse uma espécie de plebiscito para saber da população qual seria o melhor lugar para receber os mascates.
Adalberto Fernandez (DEM), também morador do Bairro, por sua vez, relatou as péssimas condições de higiene no local (Avenida da Saudade) durante os festejos que acabam incomodando os moradores e até mesmo os próprios comerciantes. Segundo ele, caso nos próximos anos as barracas voltem ao local de origem que fosse feito um melhor planejamento com boa infraestrutura para que situações incômodas não pesem para todas as partes (moradores, clientes e ambulantes).
Recentemente a Prefeitura Municipal de Bocaiuva disse que, a exemplo de 2019, último ano que as barracas foram instaladas na cidade, manteria a instalação das mesmas na Praça de Eventos e que tal orientação teria partido do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros que teria alegado risco em grande proporção, principalmente com incêndios, caso as barracas fossem montadas em via urbana.
Será que o próximo debate será sobre a localização das bocas de fumo??? A que ponto chegamos!