Depois de vários anos realizando o tradicional Bingo da Festa do Senhor do Bonfim, Arquidiocese de Montes Claros considerou o evento incompatível com o preceitos católicos, por ser um “jogo de azar”, e não irá realizá-lo neste ano. Responsável pela Paróquia do Senhor do Bonfim, Padre Alan disse que ainda tentou reverter a decisão, mas não encontrou respaldo para tal:
RSENA 21/06/22 às 23h35
Já está certo que as barracas serão instaladas na Praça de Eventos Dona Guida; que os shows continuarão sendo realizados na Praça da Matriz da igreja; que a Paróquia do Senhor do Bonfim não será elevada a condição de santuário no próximo mês, e, até mesmo o parquinho, que rumores davam contam de que não viria neste ano, vai vir, alias, já está sendo instalado. Mas, o que ainda gerava incerteza entre os populares nos festejos do mês de Julho em Bocaiuva era sobre a realização do tradicional bingo ocorrido sempre as segundas feiras logo após a primeira procissão da festa do padroeiro. O Site RSENA foi buscar respostas oficiais e obtemos do Padre Alan Sávio Veloso, responsável pela Paróquia dos Senhor do Bonfim, a confirmação de que o evento, de fato, não irá mesmo acontecer neste ano. A justificativa do Pároco é que o evento, embora tradicional, foi considerado pelo Bispo, Dom João, incompatível com os preceitos da igreja por se tratar de um “jogo de azar”.
Em resposta enviada ao Site RSENA, Padre Alan disse que a comissão e ele até tentaram ir em busca de um viés para reverter a situação e conseguir a realização do evento, mas Dom João, então Arcebispo da Arquidiocese, realizou um decreto impedindo todas as Paróquias de promover “jogos de azar”. Ainda de acordo com o Padre Alan, embora Dom João não é mais o Bispo da arquidiocese, tal determinação continua dentro do Código de Direito Canônico (CDC) e só pode ser revogado por outro Bispo substituto.