Cobrar uma boa qualidade de um evento público é sempre muito importante. Mas, qual é a nossa real prioridade em relação a uma festa religiosa?? Estamos mais preocupados com o momento de fé ou apenas reivindicando uma farra de carnaval??
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA:
RSENA 23/06/22 às 17h19
Olá, Leitores!! Nas vésperas de mais uma edição da festa do nosso padroeiro é gritante o NOSSO desconhecimento em relação ao real significado de um evento tão importante, tradicional e grandioso. Reparem!! Estamos sempre muito focados nos shows, nas barracas, no bingo e até mesmo no parquinho, mas, por outro lado, esquecemos completamente que a Festa do Senhor do Bonfim é um evento religioso que tem como foco principal, por óbvio, a religiosidade. O mais importante em um evento como este não são os shows, o algodão doce ou maçã do amor, mas sim a alvorada, as novenas, as missas, a procissão, o levantamento da bandeira, a qualidade da pregação e principalmente a fé.
Para se ter uma ideia, há quem acredite que o levantamento do mastro trata-se apenas do show pirotécnico feito com fogos de artifício, quando, a bem da verdade, o show pirotécnico é apenas a comemoração pelo levantamento da bandeira que é projeta ao alto por um mastro. Podem ter certeza que se um dia tivermos um levantamento da bandeira sem fogos de artifícios, muitos dirão que não houve o levantamento do mastro tão grande é a nossa ignorância com os significados religiosos. E isso é só um exemplo para ilustrar bem o quanto nosso conhecimento é tão superficial em relação aquilo que estamos inteiramente envolvidos.
É claro que é direito dos populares cobrarem bons shows, boas localizações para as barracas, a realização do bingo e tudo aquilo que entende ser de interesse público, mas é estranho não ver a mesma preocupação com a programação religiosa dentro de uma festa que é… RELIGIOSA. Mais estranho ainda é ouvir fieis de dentro da própria igreja dizerem que “nos dois últimos anos não tivemos a Festa do Senhor do Bonfim em decorrência da pandemia”. Ora!! Tivemos, sim!! A Festa do Senhor do Bonfim nunca nos faltou. O problema é que, embora toda a programação religiosa tenha sido efetuada com sucesso, para o público Festa do Senhor do Bonfim não se faz com oração e devoção, mas sim com barracas, shows e bingos. Ou seja… Estamos confundindo a festa do nosso padroeiro com uma festa de carnaval.