Fizemos pouco caso da imunização e estamos colhendo frutos amargos. A Covid está voltando com força total. Voltamos a ter leitos ocupados, dezenas de casos confirmados por dia, mais de uma centena de pacientes em isolamento e a vota do registro de mortes. Maioria das morte e dos internados não tomaram a vacina ou não completaram o ciclo vacinal:
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA: Obs.: O texto abaixo refere-se a opinião do colunista a respeito de um fato.
RSENA 04/07/22 às 21h51
Olá, Leitores!! Depois que os números da Covid começaram a apontar significativas melhoras no enfrentamento da Covid-19, principalmente no início deste ano (2022), populares de Bocaiuva começaram a desdenhar das etapas de vacinação. Depois das etapas da 1ª e 2ª doses bem sucedidas, a Secretaria Municipal de Saúde vinha encontrando muita resistência da população para completar o ciclo vacinal com a 3ª e 4ª doses. Em sucessivas entrevistas, o Secretário Municipal de Saúde, Renato Teixeira, chegava a implorar para que os moradores comparecessem nas etapas de vacinação e completassem o ciclo vacinal. Os pedidos eram praticamente em vão e algumas etapas chegaram a registrar menos de 10% de presença do público convocado.
As desculpas para não tomar a vacina e não continuar o processo de imunização eram as mais variadas e absurdas: “Neste horário estou trabalhando”, “A última vez que vacinei tive reação”, “Não saio de casa a noite”, “Não ouvi a divulgação”. Mas, a verdade é que a população se acomodou diante dos bons números e com isso acabamos flertando com o perigo. O fato é que a Covid está voltando com força total e o resultado é que voltamos a ter leitos da ala do coronavírus ocupados, dezenas de casos confirmados por dia, mais de uma centena de pacientes em isolamento domiciliar e a vota do registro de mortes.
Somente nas duas últimas semanas foram 04 óbitos confirmados e outros 05 estão em investigação. Tal situação está gerando medo na população que voltou se preocupar com a imunização. Não é para menos!! Segundo dados das secretarias estaduais de saúde, inclusive da própria pasta local, grande parte dos pacientes internados ou que estão falecendo por covid-19 são de pessoas que não tomaram a vacina ou não completaram o ciclo vacinal.
O medo dos populares bocaiuvenses com relação à transmissão da Covid pôde ser sentido na etapa de vacinação da última quinta feira (30). O ginásio poliesportivo, local da vacinação ficou pequeno para tanta gente e o Secretário de Saúde afirmou que a adesão atendeu as expectativas e teve bom público. Ótimo saber que a população está voltando a se conscientizar sobre a importância da imunização, uma pena que tal comportamento só está sendo restaurado à custa de contaminações e até mesmo de vidas perdidas.Será que aprendemos a lição??