“APENAS DOIS FISCAIS ATIVOS”: Em Bocaiuva, Prefeitura conta com apenas dois fiscais em atividade para fiscalizar o 24º maior município mineiro em extensão territorial.
Ricardo Sena
21/07/2022
Coluna do Sena, Destaques RSENA
770 Visualizações
Bocaiuva tem cerca de 50 mil habitantes e além de ser a 5ª maior economia do Norte de Minas é também o 24º maior município de Minas Gerais em extensão territorial. Impressionante saber que com tamanha dimensão, contamos apenas com dois fiscais para fazer os serviços que, talvez, competiria a mais de uma dezena:
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA: Obs. O texto abaixo se refere à opinião do colunista respeito de um fato.
RSENA 20/07/22 às 21h22
Olá, leitores!! Bocaiuva é terra querida e amada por quem mora, por quem já morou e até para quem veio de passagem fazer uma simples visita. Mas, para quem tem tempo de andar, principalmente pelos bairros periféricos da cidade, carrega às vezes a impressão de que vivemos em uma “terra de ninguém” onde as pessoas não tem o bom senso e se acham no direito de tratar sua rua ou seu bairro de forma desrespeitosa e agressiva. Por alguns lugares onde se anda percebe-se entulhos jogados nas ruas, carros estacionados em frente às rampas dos cadeirantes, construções irregulares, animais soltos estragando canteiros e praças, lotes invadidos, lixo descartado irregularmente e queimadas. Uma pena, mas é a verdade!! Nossa querida Bocaiuva tem se destacado pelos aspectos ruins no que se refere às poluições: ambiental, visual e sonora.
Seria exagero da minha parte dizer que tudo isso deveria passar pelo crivo da fiscalização municipal, mas, muito poderia ser amenizado se Bocaiuva tivesse um efetivo de fiscais maior. Digo isso, pois hoje a administração municipal conta com apenas dois fiscais ativos. É isso mesmo!! Apenas dois fiscais para controlar uma população de 50 mil habitantes em uma cidade considerada a 5ª economia do Norte de Minas e o 24ª maior município em extensão territorial do estado. A bem da verdade, temos 05 fiscais ativos, mas, segundo informações levantadas pelo Site RSENA: 01 está emprestado para o Sine, outro para o município de Guaraciama e outro para Assistência Social. Estranho, não acham??
Ainda sim, posso dizer que, comparada a grande demanda com o pequeno efetivo, a situação em Bocaiuva só não está totalmente fora do controle porque os dois únicos profissionais que atuam no setor são competentes, honestos, compromissados e acabam tirando “água de pedra” para fazer valer os princípios da ordem e organização que uma cidade do porte de Bocaiuva precisa e merece. Devemos muito a esses dois profissionais, pois se não fossem os mesmos a coisa estaria insustentável para não dizer outra coisa. Mas, nem só de competência dos que estão ou do maior efetivo que poderia ter se faz uma boa fiscalização. É preciso também uma boa LEGISLAÇÃO (Atenção Vereadores).
Como se não bastasse os poucos profissionais, os fiscais do município já não conseguem “causar medo” em ninguém. Os valores das multas estabelecidas ao cidadão que não cumpre com as regras são ultrapassados e irrisórios, coisa de centavos, que até é motivo de deboche ao cidadão multado, e, por isso, muitas vezes o custo benefício comparado a enorme indisposição em uma cidade onde “todo mundo conhece todo mundo”, nem compensa.
Fica a pergunta!! Por qual motivo as administrações municipais de Bocaiuva têm histórico de não investir na fiscalização e organização territorial do município?? Haaa… Eu tenho a resposta: “Em um seguimento onde a classe política é conivente com as chantagens do ‘eleitor’, incomodar os baderneiros é sinônimo de perder voto”.
2022-07-21