“VAMOS ÀS URNAS!! ESTAMOS PREPARADOS??”: Em Bocaiuva, polarização entre apoiadores Bolsonaristas e Lulistas dominam rodas de “bate papo”. Mas, muito pouco se fala no que realmente interessa.
Bocaiuva acompanha a polarização que existe em todo o país entre Lulistas e Bolsonaristas, mas esquecemos de que sem um bom Legislativo não existirá um bom governo, seja quem for o eleito. Muitos são os que já sabem em que votar para Presidente ou Governador, mas pouquíssimos sabem em quem votar para Deputado ou Senador. Isso não é bom:
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA.Obs.: O texto abaixo refere-se a opinião do Colunista a respeito de um fato.
RSENA 25/07/22 às 22h13
Olá, leitores!! Como se sabe, neste ano (2022) teremos eleições e já estamos no processo das convenções partidárias onde os partidos definem seus candidatos a Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República. A partir de então, os mesmos deixam a condição de pré-candidatos para ser firmarem como candidatos. Há de se reconhecer e de parabenizar a coragem de todos aqueles que colocam os nomes a disposição do eleitorado, seja no Executivo ou Legislativo. Definitivamente, isso é um ato de coragem, afinal, se expor ao público, pedir e conquistar votos não é nada fácil.
Por outro lado é como costumo dizer: “Não adianta político corajoso se o eleitor for medroso”. A tarefa de escolher seus representantes é também um ato de coragem e, acima de tudo, de muita responsabilidade por parte do eleitorado. Uma pena que muitas pessoas confundem o processo eleitoral como se fosse um campeonato de futebol e com isso muitos são os que deixam a condição de eleitor para se tornarem meros torcedores de políticos. O processo eleitoral, embora muito sério, é ao mesmo tempo muito simples e existe para que nós eleitores tenhamos a oportunidade de ouvir as propostas e os planos de governos de cada candidato, e, a partir daí, desenvolvermos nossa avaliação de quem nós representará melhor.
Outro equívoco nosso como eleitor é acreditar na velha ilusão de que o progresso do país passará pelas mãos de uma só pessoa ou do chamado “salvador da pátria”. Isso é bobagem… Seja quem for o escolhido, NINGUÉM, por mais que queira, conseguirá fazer tudo sozinho. O Brasil é um país com dimensão continental: Temos a 5ª maior população mundial; temos em território nacional 57 mil Vereadores, mais de 05 mil Prefeitos, milhares de deputados estaduais, federais e senadores, dezenas de governadores, sem contar o Poder Judiciário formado por milhares de Juízes, Promotores, Desembargadores e Ministros, TODOS com poder de autoridade e decisão, TODOS mandando um pouquinho em um país complexo e que vivencia os mais diversos problemas. Assim sendo, é muita ilusão da nossa parte acreditar que a qualquer momento vai “cair do céu” o homem que sozinho vai livrar o Brasil e os brasileiros de todos os seus males, fazendo-nos felizes para sempre.
E Olha… Não precisa ser especialista em gestão para constatar isso!! Podem acredita!! Tão importante quanto eleger bons governadores ou um bom Presidente da República é também elegermos bons Deputados Estaduais, Federais e bons Senadores.
Haaaa… E não podemos nos esquecer… Qualquer um que vença as eleições deste ano, uma coisa é certa: “Em águas calmas ou turbulentas, continuaremos todos no mesmo barco”.