Novo equipamento deverá ser ativado nesta terça ou quarta. Além de orientar pedestres e veículos, semáforos irão mostrar a contagem regressiva de quanto tempo o motorista ou pedestre deverão esperar até seguir adiante. Novo modelo é considerado um dos mais modernos do mercado e é utilizado em grandes cidades e em países desenvolvidos:
RSENA 01/08/22 às 21h14
Quem trafega pela Avenida Francisco Dumont, em Bocaiuva MG, já percebe algo diferente nos cruzamentos da Avenida Francisco Dumont com à Rua José Brandão Filho, ou, no cruzamento da mesma avenida com a Luís Antônio Monteiro. O setor de trânsito do município já instalou nestes dois pontos os novos semáforos que irão orientar motoristas, motociclistas e pedestres que por essas vias do perímetro urbano transitarem. Os novos equipamentos irão substituir os antigos que, além de velhos e ultrapassados, já não funcionavam corretamente, inclusive não orientavam a travessia de pedestres.
Na nova sinalização, além de orientar todo o trânsito e tráfego dos pedestres, o equipamento mostrará a contagem regressiva de quanto tempo o sinal mudará sua cor para que se tenha uma noção de quando ficará fechado ou aberto, diminuindo assim a chamada ansiedade. O Semáforo em Bocaiuva foi implementado há cerca de 20 anos e nunca foi substituído desde sua instalação. No sistema antigo, a sinalização dos pedestres parou de funcionar e, ao invés e trocá-la, acabou sendo retirada. Por muitas vezes funcionava apenas o sinal vermelho e o equipamento era ridicularizado por moradores de outras cidades, pois era visto como um instrumento que, ao contrário orientar, desorientava o trânsito.