Segundo estudantes das comunidades rurais, os ônibus estão passando nos pontos antes do término das atividades escolares para os alunos que estudam no sistema integral, e, com isso os alunos têm que deixar as aulas antes da hora para não perderem o retorno até suas comunidades:
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA.Obs.: O texto abaixo refere-se a opinião do Colunista a respeito de um fato.
Olá, leitores!! Nem só do problema da falta de transporte escolar vivem os estudantes das comunidades rurais de Bocaiuva. Na última semana, a reportagem da Clube recebeu vários relatos de alunos que reclamam também o fato de não conseguirem assistir as aulas em tempo integral, pois, segundo eles, o ônibus passa antes do término das atividades escolares, e, com isso os alunos têm que deixar as aulas antes da hora para não perderem o retorno até as suas comunidades.
Um dos estudantes, o Paulo Gabriel, morador da comunidade da fazenda Bahia, relatou que está no primeiro ano do ensino médio e está inserido no programa de estudo em tempo integral, mas que nunca consegue participar dos últimos horários, porque, segundo ele, o ônibus escolar não espera.
Outra estudante, desta vez a Francine, da comunidade de Curral de Varas, disse que não consegue assistir o 6º horário, pois o ônibus passa antes do término das atividades. Segunda ela, os alunos das comunidades rurais estão sendo prejudicados.
Claro… A Francine tem toda razão!! Com tantos problemas, por óbvio, os alunos das comunidades rurais, além de estarem sendo muito prejudicados, ficam também em desvantagem para com relação aos colegas estudantes do perímetro urbano. A questão é um caso óbvio de falta de planejamento. É claro que os aluno que iniciam suas atividades no período da tarde saem um pouco mais cedo e seria injusto fazê-los esperar até mais tarde para aguardarem os alunos que estão no programa da educação em tempo integral. Porém, tudo pode ser resolvido com um bom planejamento relacionado aos horários.
O que não pode de forma alguma é os alunos das comunidades rurais terem os seus direitos de acesso a educação violados por falta de organização. Haaaa… E só pra constar: “Os alunos da comunidade de Santa Engrácia já retornaram as escolas, pois o transporte escolar voltou a rodar”.