Empresários interessados na exploração de minerais no local alegam que a prática do garimpo irá levar emprego, renda e desenvolvendo, principalmente a região de Terra Branca, mas os moradores alegam já terem ouvido as mesmas justificativas antes e com um final trágico ao meio ambiente:
RSENA 22/08/22 às 20h24
A questão da mineração volta a assombrar os moradores do distrito bocaiuvense de Terra Branca e das comunidades rurais banhadas pelo Rio Jequitinhonha. Depois de sofrerem com o garimpo nas décadas de 80 e 90 e mais recentemente na comunidade de areinha que levou a destruição e quase acabou com Rio, os populares temem o retorno do garimpo, desta vez, promovido pela empresa Sada Mineração. Os empresários interessados na exploração alegam que a prática do garimpo irá levar emprego, renda e desenvolvendo, principalmente a região de Terra Branca, mas os moradores alegam que já ouviram as mesmas justificativas antes com as mesmas alegações e com um final trágico ao meio ambiente.
A exploração de minerais nos anos 80 e 90 e também em 2016 na comunidade de areinha deixou como legado águas sujas, impossibilidade de pesca, rio assoreado, comprometimento da agricultura familiar. Em contrapartida, a promessa de desenvolvimento da região jamais aconteceu. O Rio Jequitinhonha só voltou a ter vida plena após operações da Polícia Federal que desarticulou os garimpos ilegais e fez com que o referido rio saísse de sua agonia.
Agora com o rio recuperado a mineração quer retornar e os moradores já estão mobilizados para chamar a atenção das autoridades quanto aos prejuízos ambientais e econômicos que tal prática irá gerar.
OPINIÃO…
É preciso realmente que as autoridades possam ficar atentas a esta situação. A questão ambiental é assunto debatido no mundo inteiro e não podemos colocar novamente em risco um rio tão importante e tão emblemático como o Jequitinhonha. Vale lembrar que o alvará para a liberação dos trabalhos de mineração na região de Terra Branca depende da Prefeitura Municipal que tem como Prefeito o Robertão que é natural de Terra Branca, local onde mesmo tem vínculos familiares e amigos. Certamente o Prefeito não vai permitir que questões exclusivamente de interesse financeiro a uma única empresa estrague a beleza de um dos lugares mais formosos da região… Ou vai??