“ONDE ESTÃO OS GRUPOS TEATRAIS E DE DANÇA??: Em Bocaiuva, sem cultura e arte, Centro Cultural se transformou em sala de reuniões e salão de formaturas.
A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e… ARTE!! Nem só de Zé Neto e Cristiano ou de concretos e asfaltos vive a cultura de uma cidade!! Centro Cultural Henfil de Bocaiuva precisa voltar a receber artista e grupos culturais. É estranho um espaço cultural não ser usado em função da cultura. Quando isso acontece, algo está errado:
Por Ricardo Sena/Para o Site RSENA.Obs.: O texto abaixo refere-se a opinião do Colunista a respeito de um fato.
RSENA 25/08/22 às 00h54
Olá, leitores!! Na última semana “comemoramos” o dia dos artistas de teatro, e, claro, não poderia deixar aqui de manifestar minha frustração em hoje constatar que nossa querida Bocaiuva não conta com mais nenhum grupo teatral em atividade. Uma pena!! Principalmente para uma cidade que já abrigou em tempos recentes até 06 grupos teatrais de uma só vez. Na época atuavam os grupos: “Papa Léguas”, “Face a Face”, “Jesus Maria e José”, “Aluar” e outros mais. Tempos de ouro da cultura local onde o Centro Cultural era bastante disputado, pois as atividades culturais eram tão intensas que o gigante Henfil ficava pequeno para tantos empolgados fazedores de arte.
Infelizmente, nos últimos anos, o Centro Cultural Henfil parou de receber os ensaios e peças teatrais e é mais utilizado para reuniões da Prefeitura e realizações de formaturas. Nem os grupos de dança o usa mais, afinal, a exemplo dos grupos teatrais, os mesmos já não existem mais.
Estamos em um momento onde se fala da flexibilização das armas onde o intuito seria proporcionar ao “cidadão de bem” se proteger e combater a violência. Não sei se esse seria o caso, mas, de toda forma, esse assunto me remete ao assunto aqui abordado, pois me faz lembrar da importância da arte na vida das pessoas, principalmente das crianças, adolescentes e jovens. Quando olho para trás e relembro meus tempos de teatro percebo que, dentre as dezenas de colegas jovens que atuaram nos palcos junto comigo, ninguém se perdeu para o mundo crime e todos se tornaram cidadãos do bem!! Talvez a arma de fogo realmente funcione no combate ao crime, mas, por experiência própria tenho a certeza de que a arte na vida das pessoas funciona muito mais!!