Posto de Saúde estaria disponibilizando apenas 05 fichas ao mês. Mãe de criança relatou que faz o acompanhamento do filho de 1 ano e 2 meses que possui problema de saúde. Procurada, a pasta da saúde local disse que esse é o melhor método para evitar maior “congestionamento”:
RSENA 28/02/23 às 23h01
Moradores do bairro Pernambuco estão reclamando quanto à fila de espera para conseguir consulta pediátrica para seus filhos. Eles relataram ao Site RSENA que, no Posto de Saúde Paulo Vieira Souto, recebem a informação de que, para conseguir uma ficha para as crianças, é preciso passar por um agendamento no PSF – Programa de Saúde da Família, mas, ao comparecer no PSF são informados de que há muitas pessoas na espera e não existe previsão para marcar a consulta. A unidade em questão, conforme uma das reclamantes, disponibiliza apenas 05 fichas ao mês. Ela relatou ao Site RSENA que faz o acompanhamento de uma criança de 1 ano e 2 meses que possui um problema de saúde que necessita deste atendimento.
A reportagem do Site RSENA procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que se resumiu a justificar o fato em questão dizendo que:
“a mudança da distribuição das fichas para agendamento para as unidades básicas é mais viável, porque, ao descentralizar as ações, evita maior congestionamento no Posto de Saúde”.