Acompanhando o discurso do colega Ramon Moraes, O Presidente da Câmara, Adalberto Fernandes, disse, na tribuna da Câmara, que existe um gabinete paralelo dentro do Legislativo Municipal de Bocaiuva especializado em fazer “fuxicos” que desgastam a relação entre Legislativo e Executivo:
RSENA 14/03/23 às 21h59
O Presidente da Câmara Municipal de Bocaiuva MG, Adalberto Fernandes (DEM), esperou até o último momento da reunião ordinária desta última segunda feira (13) para fazer um desabafo. Depois de ultrapassadas mais três horas de sessão, ele relatou sua decepção com o Prefeito “Robertão”, por, segundo ele, em discurso na entrega de veículos para Prefeitura, ter jogado a responsabilidade da situação da saúde para as “costas” dos vereadores. Mas, a crítica não se resumiu a apenas o Prefeito e o Presidente também fez uma crítica dura aos seus colegas da Câmara.
Para Adalberto, criou-se na Câmara Municipal de Bocaiuva, nesta legislatura, o que ele rotulou como: “Gabinete do Fuxico”. O Presidente reclamou de que vereadores ouvem algo na Câmara, levam de outro jeito para o Prefeito, depois ouvem algo do Prefeito e levam de outro jeito para a Câmara provocando um clima de desgaste entre os poderes.
O Presidente defendeu a hegemonia da Câmara com poder constituinte e acompanhou o discurso do seu antecessor na tribuna, Vereador Ramon Moraes, que fez a mesma crítica aos colegas de Câmara. Ramon reclamou de que, por este motivo (fuxico), tem sido vítima de perseguição por parte do Prefeito onde, nas rodas de “bate papo” o chefe do Executivo sempre o rotula como “preguiçoso, covarde e mercenário”. O vereador prometeu, a partir de agora, devolver as supostas agressões na mesma “moeda”.
Ainda sobre o discurso de Adalberto, ele foi enfático ao dizer que não ficou revoltado com a atitude do Prefeito Robertão em atribuir a Câmara o atual momento da saúde local, mas sim, decepcionado, pois tem tentado, desde o primeiro dia de governo, ter uma relação de harmonia e cordialidade com o Prefeito. Quanto ao “Gabinete do Fuxico”, Adalberto deixou claro que não tem apego ao cargo e que vai lutar de todas as formas para que a desinformação de bastidores promovidas pelos próprios Vereadores possa cessar durante sua gestão como Presidente.