“VEREADORES TROPEÇAM NAS PRÓPRIAS PERNAS”: Em Bocaiuva, Vereadores tentam ajudar, mas apostam em alternativas burocráticas que têm tudo para não dar em nada.
Enquanto populares sofrem com a demora no atendimento no hospital e a falta de médicos nos postos de saúde, Vereadores apostam na disputa política com criação de CPI sem parecer da comissão e travamento de convocação dos diretores do hospital:
Por Ricardo Sena/para o Site RSENA: Obs.: O texto abaixo refere-se a opinião do colunista a respeito de um fato.
RSENA 21/03/23 às 21h54
Olá, amigos leitores!! Nesta última segunda feira (20), aconteceu mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Bocaiuva. Em duas horas e meia de debates, o assunto predominante continuou sendo a saúde local. De um lado a bancada de oposição querendo recolher assinaturas para a instalação de uma tal “CPI da saúde”. O objetivo seria investigar detalhadamente como estão sendo utilizados os recursos que são direcionados ao Hospital. Do outro, a bancada da situação que, de forma inusitada, apresentou, através do seu líder, “Odair Sorriso”, um requerimento para convocação dos diretores do Hospital Gil Alves para que os mesmos oferecessem as explicações necessárias.
Como disse, tal requerimento vindo da bancada do Prefeito é inusitada, pois é algo que se espera da oposição. Mas, os vereadores oposicionistas quase foram espertos e por pouco não “morderam a isca”, pois rapidamente entenderam que o requerimento de convocação seria uma maneira de esfriar a criação da CPI.
Eu disse… “Quase”, pois o bloco da oposição entrou no clima dos debates enjoativos e intermináveis até que o Líder do Prefeito, planejadamente, resolveu retirar o requerimento para que fosse discutido durante a semana e ser apreciado novamente na próxima reunião. Com isso, acabou ganhando aquilo que queria, ou seja, mais tempo.
Por falar em tempo… É impressionante como as coisas de interesse público são questões burocráticas na Câmara. Nossos vereadores tão ágeis em aprovar reajuste dos próprios salários, de criar cargos, dentre outros, acabam não tendo o mesmo desempenho em questões importantes como é o caso da saúde local.
É compreensível que os nossos representantes queiram dar uma resposta aos seus representados diante de uma situação que aflige toda a população, mas, até aqui a própria comissão da saúde já admitiu que não conseguiu emitir um simples parecer, sem contar que agora, de um lado temos um requerimento de convocação que ainda será discutido durante a semana para provavelmente ser aprovado na semana que vem, enquanto que do outro, temos uma tentativa de se criar uma CPI que, ao meu ver, sem sentido algum e que demorará meses para se chegar a uma conclusão ao qual, aqui pra nós… Vai terminar em “pizza” como todas as outras
No meio desse “tiroteio” burocrático está à sociedade com sua urgência e emergência sofrendo dores insuportáveis nos postos de saúde e perdendo até a vida a espera de atendimento no hospital.
Pois é!! Feliz é aquele que ganha 08, 09 ou 10 mil Reais por mês e tem condições de usufruir de um bom plano de saúde ou pagar por atendimento particular. Esse felizardo realmente não precisa esperar e consequentemente não tem pressa!
Fato é que a figura do Vereador só existe no Brasil.