Natural de Guaraciama, Geraldo Magela era personagem importante e reconhecido na cultura do estado do Paraná. Ganhou prestigio dentre autoridades do estado por sua contribuição em projetos culturais importantes:
RSENA 28/03/23 às 22h045
O saudoso escritor e poeta Geraldo Magela Cardoso, natural de Guaraciama (MG) será homenageado em Curitiba (PR) nesta quarta-feira (29). A homenagem será das 19h às 21h, na Galeria Júlio Moreira, na sede do Teatro Universitário de Curitiba (TUC), dentro das solenidades de celebrações do aniversário da capital paranaense.
Os poetas de Curitiba e Região Metropolitana, entre os quais Amaury Nogueira e Paulo Roberto de Jesus, farão homenagem póstuma ao amigo e mentor poético Geraldo Magela, que viveu grande parte de sua vida no Paraná. O evento, intitulado “Cutucando a Inspiração”, sempre presta homenagens aos grandes artistas da cultura e da arte.
O guaraciamense Geraldo Magela foi um personagem muito importante e reconhecido na cultural paranaense. Além de poeta e escritor, também foi editor, incentivador, mentor e coordenador da Feira do Poeta da Fundação Cultural de Curitiba (PR), uma das maiores do gênero no país. Visto como uma pessoa generosa e amável, ele abriu as portas aos novos poetas. Em seu currículo, livros e biografias, alguns dedicados a sua terra natal (Guaraciama).
Geraldo Magela Cardoso morreu há um ano em Curitiba, aos 66 anos. A morte teria sido causada por um infarto. Magela coordenava a tradicional Feira do Poeta. Há época sua morte foi lamentada por grandes autoridades do Paraná e foi destaque nos principais meios de comunicação do estado.