Agricultor Matheus Moreira da Cidade de Bocaiuva apostou na produção da variedade de abóboras japonesas Takayama e se tornou o maior produtor da leguminosa no estado de Minas Gerais:
RSENA 29/03/23 às 23h027
O produtor rural Matheus Moreira conseguiu um feito estadual. Ele conseguiu, em sua pequena propriedade, a produção de 33 toneladas por hectare de “abóboras japonesas”. Esse número superou o recorde de 22 toneladas em uma lavoura de 2019 do próprio Matheus, que utilizou do sistema de gotejamento para superar em 40% a marca anterior. O agricultor bocaiuvense adotou quatro pilares de cultivo para atingir a marca recorde de produtividade em Minas Gerais.
Segundo Matheus, a receita do sucesso é baseada na preparação do solo, adubação, escolha de produtos e genética de ponta, e, por fim, um manejo profissional. Aplicando esses métodos, acompanhados pela assistência técnica da Emater de Bocaiuva, é que Matheus afirma ter conseguido êxito do cultivo de sua lavoura.
Ele apostou na produção da variedade japonesa Takayama F1, da linha Topseed Premium da Agristar do Brasil. Além da produção recorde, Matheus Moreira ressaltou que conseguiu atingir um preço muito satisfatório após o cultivo, tendo assim maior rentabilidade no seu negócio.
Ao site “Campos e Negócios”, Matheus destacou que: Se a produção colheu muitos frutos, a rentabilidade da lavoura não ficou para trás e seguiu três fatores considerados primordiais como: produtividade por hectare, custo por hectare e preço de comercialização do produto. Ele destacou que os produtores devem ter tudo bem calculado na hora de planejarem o cultivo.