Prefeitura Municipal de Bocaiuva, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou orgulhosa recursos do Governo Estadual para construção de uma nova UBS no Bairro Tancredo Neves. A princípio, a notícia é ótima, mas fica a pergunta: “Se a própria Secretaria de Saúde alega que os problemas da saúde local se devem a falta de profissionais da medicina disponíveis no mercado, do que irá adiantar ter mais um posto de saúde sem ter médicos no local??
Por Ricardo Sena/para o Site RSENA: Obs.: O texto abaixo refere-se a opinião do colunista a respeito de um fato.
RSENA 22/05/23 às 21h56
Olá, leitores!! Sempre disse aqui que a CPI que se criou para investigar problemas na saúde local se trata de uma vingança de determinados vereadores para com o Prefeito Municipal. Continuo reafirmando isso, embora alguns gostem ou não. Repito… Para mim a tal “CPI da Saúde” nada mais é que a “CPI da Vingança” vinda de parlamentares magoados com o Prefeito por questões pequenas e também pressionados por uma turma que foi dispensada ou não conseguiram emprego na atual administração.
No entanto, fico admirado que a Prefeitura esteja, neste momento, anunciando a construção de uma nova UBS no Bairro Tancredo Neves mesmo sem ter conseguido, até aqui, resolver o problema da falta de médicos ao qual, todos sabem, é o problema da saúde local. Sempre disse que nunca houve uma situação de desvio de recursos públicos ou corrupção que justificasse uma CPI. Na minha opinião o problema local da saúde não precisa ser investigado, pois já é do conhecimento de todos. O problema é a falta de médicos e profissionais no hospital e nos postos passando pela criação do chamado terceiro turno nas UBS. Ou seja, o problema da saúde local é de planejamento, e, repito, todos sabem disso. Resta saber então como a Secretaria Municipal de Saúde irá colocar para funcionar uma nova UBS sendo que ainda vem sendo muito criticada pela gestão das que já existem.