No livro, João Roberto Drumond Amorin conta a importância da linha férrea na geração de emprego, renda e desenvolvimento. Embora tenha sido fundamental para o surgimento de Vilas, comunidades a até cidades, o trem também causou problemas:
RSENA 12/12/23 às 22h13.
O Professor, historiador e escritor, João Roberto Drumond Amorim, esteve presente nos estudos da emissora Clube FM no último sábado (9) para participar do programa semanal de entrevistas, o Frente a Frente. João foi anunciar e convidar os bocaiuvenses parao lançamento do seu novo livro: “Por Onde Passou o Trem do Sertão”. Oprimeiro de três volumes será lançado no próximo sábado dia 16 de Dezembro de 2023 no Clube Rotary, próximo ao hospital Dr. Gil Alves a partir das 19h com entrada franca.
Segundo relatou João Roberto Drumond Amorin na entrevista do último sábado (9): “…é importante falar sobre a linha férrea na nossa região pois a mesma traçou uma história, não só no Norte de Minas, mas em todo o Brasil, criando civilizações, povoados, vilas e cidades, gerando progresso, criando empregos, mas também problemas”. Segundo João: “…o livro “Por Onde Passou o Trem do Sertão” procura reter as ideias adquiridas anteriormente numa época em que o trem de ferro era o transporte de massa no Brasil, mormente do Nordeste e Minas gerais e daí para o Rio de Janeiro e São Paulo.”