Quase seca, barragem do onça encheu e começou a transbordar na primeira chuva o que mostra que a bacia está cheia de terra deixando pouco espaço para a água. Dragagem seria a melhor solução para resolver o problema:
RSENA 17/01/2024 às 22h56.
O Prefeito de Bocaiuva, Roberto Jairo Torres (Robertão), confirmou a reportagem do Site RSENA que o SAAE (Saneamento de Água e Esgoto) está tentando viabilizar um processo de dragagem na Barragem do Onça, considerada o principal reservatório de distribuição de água potável ao perímetro urbano da cidade. A operação tem como objetivo desassorear (tirar terra acumulada) na barragem para que a mesma possa comportar um maior volume de água e assim minimizar os efeitos negativos em época de longas estiagens como a que aconteceu em 2023.
Oacúmulo de terra dentro da Barragem do Onça ficou visível durante a seca de 2023 onde o nível de água diminuiu consideravelmente, preocupando autoridades e populares. Na primeira chuva significativa a barragem já transbordava, mas o que poderia ser visto como a solução de um problema apenas mostrou e confirmou que o principal reservatório de água para abastecimento do perímetro urbano de Bocaiuva, embora muito extensa, está com pouco espaço para comportar a água da chuva devido a terra dos barrancos às margens estar invadindo a bacia. A dragagem é um procedimento de escavação que ajuda a retirar terra, areia, rochas, lixo do fundo dos rios e lagos. O processo é muito utilizado também na mineração.
Na minha opinião esse procedimento deveria ter sido feito há mais tempo nas gestões anteriores, parabéns ao prefeito Robertão, está no caminho certo.