O Advogado Dr. Ivanilton Honorio explicou que, caso a candidatura de Adevaldo seja indeferida e definitivo, a justiça eleitoral poderá determinar a realização de novas eleições na cidade guaraciamense.
Diante da indefinição sobre quem será o novo prefeito de Guaraciama, a reportagem do RSena.com conversou com o advogado Ivanilton Honório, especialista em processos políticos. Dr. Ivanilton explicou que Adevaldo obteve mais votos que Filomeno, porém os mesmos não foram validados uma vez que a candidatura do ex-prefeito está indeferida com recurso. Ivanilton explicou que, caso a candidatura de Adevaldo seja regularizada, o mesmo assumiria a prefeitura a partir do ano que vem, mas se isso não ocorrer e o indeferimento a chapa de Adevaldo for mantida o advogado afirma que a justiça eleitoral deverá determinar a realização de novas eleições na cidade guaraciamense onde Adevaldo não poderá se candidatar, mas poderá lançar o seu substituto. Inclusive se o processo para realização de novas eleições extrapolar o ano de 2016, neste caso, segundo o Dr. Ivanilton, a possibilidade é de que o presidente da Câmara Municipal assuma a prefeitura até a definição das urnas.
Situação complicada em Guaraciama, justamente a cidade que, desde sua emancipação política, não conhece outros administradores se não Adevaldo e Filomeno. Por ironia do destino a única cidade da chamada micro região que tinha tudo para ser comandada pelos mesmos nomes e pelos mesmos grupos políticos de sempre, hoje é a única que segue indefinida sendo que o próximo prefeito de Guaraciama pode não ser nem Adevaldo e nem Filomeno.