O QUE É FATO E O QUE É BOATO EM GUARACIAMA: Entenda o que realmente está acontecendo no processo político de guaraciamense.

Para explicar os últimos acontecimentos é preciso voltar no tempo, mais precisamente, a época em que Adevaldo Praes foi prefeito de Guaraciama entre os anos de 2009 a 2012.

Adevaldo-Guaraciama-horz

Os dois últimos dias em Guaraciama foram intensos e bastante agitados. Os moradores ainda não sabem quem será o próximo prefeito e por isso, mesmo encerrado o processo eleitoral, a tradicional disputa entre Filomeno e Adevaldo continua a flor da pele e mexendo com as emoções dos moradores da cidade. O clima em Guaraciama é de “Cruzeiro e Atlético” onde o estádio (cidade) está divido com parte dos torcedores vibrando ou lamentando com cada informação positiva vinda do poder judiciário. Os dois últimos dias em Guaraciama foram muito intensos e as reações e sentimentos de cada grupo vai mudando de acordo com a informação. A princípio vibraram os torcedores de Filomeno, depois vibraram os torcedores de Adevaldo e com tanta informação os simpatizantes políticos guaraciamenses já não sabem mais se devem rir ou chorar.

Mas afinal… O que é fato e o que é boato no processo político de Guaraciama??? O que realmente aconteceu na cidade nestes últimos dois dias??? A reportagem do RSena trás todas as explicações.

Para explicar os últimos acontecimentos é preciso voltar no tempo, mais precisamente, a época em que Adevaldo Praes foi prefeito de Guaraciama entre os anos de 2009 a 2012. Naquela época o mesmo foi denunciado em vários processos que, após julgados em primeira e segunda instância, tornaram o então prefeito inelegível, ou seja, o mesmo não poderia se candidatar a nenhum cargo público. Porém, ainda este ano, Adevaldo ignorou a decisão judicial e mesmo inelegível montou chapa para concorrer ao executivo municipal onde conseguiu, através de uma liminar, inserir o registro de sua chapa na urna eletrônica. Adevaldo foi o candidato mais votado, porém os seus votos não foram validados uma vez que no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) a sua chapa estava indeferida com recurso, ou seja, o TRE não validou o registro de candidatura de Adevaldo, mas ainda aguardava o resultado dos recursos impetrados pela defesa do mesmo para só então tomar decisão em definitivo.

Especialistas em processos políticos eram unânimes em afirmar que dificilmente Adevaldo conseguiria reverter a sua inegibilidade, mas que isso não era motivo de comemoração por parte do grupo político do atual prefeito Filomeno uma vez que, se os votos de Adevaldo fossem realmente anulados, a regra eleitoral determinaria que se realize nova eleição em Guaraciama, onde Adevaldo não poderia disputar, mas poderia lançar o seu substituto.

O ex-prefeito, Adevaldo Praes,  perdeu vários recursos, tanto na primeira como na segunda instância, mas sempre insistiu em buscar novas brechas nas leis para continuar recorrendo as decisões contrárias a ele dentro do processo eleitoral, porém na última Terça Feira (13/12) Adevaldo sofreu um duro golpe. O TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) acatou pedido da Promotoria de Justiça e determinou a prisão do ex-prefeito. A promotoria se valeu de uma Lei recém aprovada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) onde o supremo determinou que todo aquele penalmente condenado em segunda instância comece a cumprir a pena de imediato. Esse foi o caso de Adevaldo que já em um dos processos que enfrenta é condenado em primeira e segunda instância.

A decisão judicial foi comemorada pelo grupo de Filomeno, mas no outro dia (Quarta Feira 14/12) a defesa de Adevaldo conseguiu uma liminar e suspendeu provisoriamente o pedido de prisão. A notícia da liminar foi comemorada pelos aliados de Adevaldo e houve até mesmo queima de fogos na cidade. Muitos simpatizantes do ex-prefeito entenderam que a liminar era para que Adevaldo tomasse posse como prefeito no dia 1° de Janeiro 2017, mas isso não é verdade  e a liminar concedida a Adevaldo diz respeito única e exclusivamente a suspensão do pedido da sua prisão.

Ainda na Quarta Feira surge outra informação desta vez o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou um recurso da defesa do ex-prefeito que pedia a legitimidade da vitória de Adevaldo na eleição municipal de 2016. O TSE negou o recurso e Adevaldo continua inelegível, porém a defesa do ex-prefeito, em última tentativa, ainda pode recorrer a STF o que deixa o cenário político de Guaraciama do jeito que está, ou seja, indefinido, mas ao mesmo tempo muito próxima de uma decisão final uma vez que os recursos estão se esgotando e as questões jurídicas afunilando.

A rivalidade entre simpatizantes de Adevaldo e Filomeno segue em alta, mas nos bastidores políticos, tanto a assessoria de Adevaldo quanto a assessoria de Filó, concordam em um ponto, ou seja, haverá nova eleição para prefeito em Guaraciama e assim sendo nem Adevaldo e nem Filomeno. No dia 1° de Janeiro quem comandará a prefeitura será a Câmara Municipal e o próximo prefeito de Guaraciama, pelo menos nos primeiros meses, vai ser o presidente.

Além disso, verifique

IMG_20230814_210422

“MAIS UM ACIDENTE!”: Em Guaraciama, MG que liga ao município de Bocaiuva tem novo registro de acidente envolvendo veículo e animal na pista.

Primeiras informações dão conta de que um veículo leves colidiu com um cavalo que transportava ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br