SIMPLESMENTE PADRE MAIA: Homenageado RSena da semana

RSena presta “Homenagem da Semana” ao ilustre bocaiuvense Padre Maia que se tornou referencia em humildade e generosidade.

padre

Antônio de Oliveira Maia ou simplesmente Padre Maia. Um dos cidadãos mais queridos de Bocaiuva, Padre Maia conseguiu ao logo dos seus 50 anos de sacerdócio fazer aquilo que parecia impossível e conquistou o respeito, não somente de católicos, mas também de seguidores de todas as doutrinas e religiões de Bocaiuva. O mesmo foi professor na Escola Gastão Valle na década de 70 e por muito anos foi o Pároco da Igreja do Senhor do Bom Fim (hoje sob o comando do Padre Kennedy).

Padre Maia foi o criador da “Tenda dos Milagres” que hoje se chama “Tenda da Amizade”. O próprio Padre explicou, em um a entrevista a emissora Rádio Clube, que o mesmo havia ficado sensibilizado pelo fato de ver as famílias que vinham das comunidades rurais para prestigiarem a Festa do Senhor do Bom Fim as quais ficavam desamparadas, sem abrigo, sem lugar para descansar, comer e até mesmo fazerem suas necessidades e que por isso resolveu montar uma tenda para abrigar e alimentar as famílias mais simples:

“Naquela época criamos a Tenda dos Milagres para abrigar as famílias humildes que vinham das comunidades rurais. A idéia era que elas ficassem ali até o momento da procissão. As famílias eram alimentadas e nada era cobrado. Hoje existe a Tenda da Amizade com um perfil diferente, mais voltado para os negócios”. Disse Padre Maia em entrevista a emissora Radio Clube durante Festa do Senhor do Bom Fim no ano de 2015.

HISTÓRIAS ENGRAÇADAS:

Padre Maia é conhecido pelo seu estilo pacificador e muito tranquilo. Embora muito discreto, sempre gostou de brincar com os fieis durante suas pregações. Padre Maia sempre teve o hábito de iniciar uma palavra e deixar para que os fieis a completasse. Conta-se que certa vez o mesmo, em uma de suas missas,  iniciou a pronuncia de uma palavra e parou na metade da pronuncia para que os féis a completasse. Padre Maia disse aos presentes:

“Na vida temos que ter humil…”. Todos ficaram em silencio e ninguém completou a frase.

Padre Maia perguntou novamente:

“Gente… Na vida devemos ter humil…”.

Todos ficaram em silencio mais uma vez.

Mas Padre Maia então resolveu unir o útil ao agradável e percebeu que “Zé” ,um dos seus fieis, como de costume estava dormindo durante a pregação. Padre Maia então direcionou a pergunta para “Zè”:

“ Seu Zé… Me responda… Na vida devemos ter humil…”.

Seu Zé, que havia acordado assustado, completou a frase sem pensar duas vezes:

“Um mil reais Padre Maia”.

Nesse momento todos riram e Padre Maia foi obrigado a completar sua misteriosa palavra:

“Não seu Zé… Na vida devemos ter humildade”

EDUCADO, ATUANTE E GENEROSO:

Padre Maia é reconhecido pela sua educação, generosidade e por ser também muito atuante. O mesmo está sempre disposto a atender os fieis e não escolhe classe social.O mesmo é muito solicitado para as bênçãos de novos negócios, novos empreendimentos, batizados, casamentos e raramente se nega a atender, seja o cidadão de classe alta ou de baixa renda. Tinha o habito de tirar o dinheiro das esmolas durante a missa para dar as famílias pobres que o pediam ajuda para comprar remédios. Gosta de futebol, mas a muitos anos não consegue assistir a final da Copa do Mundo que sempre acontece no mesmo horário da procissão do Senhor do Bom Fim. Sua educação e gentileza é impar e o mesmo consegue ser atencioso e receptível a todos.

HOMENAGEM RSENA:

Muitos dizem que Padre Maia é o maior bocaiuvense de todos os tempos, porem dizem também que o mesmo não gosta e dispensa qualquer homenagem. Nosso querido Padre que nos perdoe, mas personagens ilustres e que fizeram história não podem passar despercebido ao nosso reconhecimento. Padre Maia é gente da gente e sua história se confunde com a história do nosso povo, da nossa cidade. Por isso o mesmo é o homenageado desta semana no Site RSena.

Além disso, verifique

IMG-20231218-WA0171

“DE BOCAIUVA PARA O BRASIL… CONHEÇA GABRIEL FRANCO!”: Jovem empresário, o promissor Gabriel Franco tem inovado no setor de saúde com a Franco Health:

No cenário empresarial atual, destaca-se a figura do jovem empreendedor Gabriel Franco, fundador e proprietário ...

2 comentários

  1. Verdadeiro SERVO DE DEUS!!EXEMPLO DE HUMILDADE E CARIDADE FRATERNA!!

  2. João madureira

    Como entrar em contato com familiares do padre Maia? Carlos Maia e Carlos Maia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br