ANIVERSARIANTE ENGENHEIRO NAVARRO: Homenageada RSena da semana 

O nome Engenheiro Navarro foi em homenagem a um dos principais construtores da estrada de ferro que passa pelo município com cerca de 7 mil habitantes.

navarro

Lugar agradável onde é fácil fazer vários amigos. Dizem que quem vai a Engenheiro Navarro sempre quer voltar. A cidade com pouco mais de 07 mil habitantes é um lugar tranquilo e muito aprazível com significativa tradição na Folia de Reis. Engenheiro Navarro foi emancipada em 1962 e hoje, 1° de Março, completa 55 anos de emancipação. Para comemorar a data especial, a Administração Municipal prepara para o dia 04 de Março  um grande evento na cidade com direito a apresentações diversas e grande Show com a Banda Babado Novo.

A origem do município remonta à inauguração da estação de ferro Central do Brasil, denominada Malhada do Meio- também o nome de um povoado próximo. Mais tarde, a estação passa a ser chamada de Engenheiro Navarro, em homenagem ao engenheiro-residente da estação, João do Nascimento Navarro. Ao redor da estação ferroviária, aos poucos, vai se estabelecendo uma povoação. O povoado, ligado ao município de Bocaiuva, passa a distrito em 1953 e em 1962 torna-se município.

O aniversario da nossa querida Engenheiro Navarro não pode passar despercebido as homenagens do nosso Site. Por isso a cidade navarrense é a homenageada desta semana no RSena.

PARABÉNS ENGENHEIRO NAVARRO.

 

Além disso, verifique

IMG-20231218-WA0171

“DE BOCAIUVA PARA O BRASIL… CONHEÇA GABRIEL FRANCO!”: Jovem empresário, o promissor Gabriel Franco tem inovado no setor de saúde com a Franco Health:

No cenário empresarial atual, destaca-se a figura do jovem empreendedor Gabriel Franco, fundador e proprietário ...

2 comentários

  1. Romair Silva

    Bom dia ao amigo Ricardo Sena e a todos que acompanham este canal de comunicação que vem ocupando um espaço importante na nossa microregião compreendendo ( Bocaiuva, Guaraciama, Olhos D Água, Engenheiro Navarro e Francisco Dumont e ainda cidades vizinhas bem como tantos outros distritos.
    Mais precisamente anteontem (01/03) nossa querida Engenheiro Navarro descreve em sua história mais um ano de Emancipação Politico Administrativa, onde se passaram vários e vários prefeitos que chamo colaboradores de desenvolvimento onde uns contribuíram mais que outros, mas deixaram sua história.

    É justamente pra falar de “história” que estou vindo aqui manifestar minha alegria pela cidade que amo tanto mas também manifestar minha tristeza pela minha cidade ser tão pobre em sua história. Não sei o que aconteceu na época mas fizeram uma história muito pobre, de poucas memórias. A “História” de Engenheiro Navarro não poderia ser resumida apenas numa malha ferroviária. E a malhada do meio? E os primeiros habitantes? Como viviam? Quem eram essas pessoas que vieram para cá e iniciaram essa “história”? Infelizmente, não sabemos , ou se encontra vago por ai. Uns contam uma história ali, outro aculá. Mas oficialmente, não fazem parte da história da nossa cidade. Deveria. São pedaços importantes que deveriam constar oficialmente nesta história preguiçosa da nossa cidade. Infelizmente, esse é um trabalho que requer tempo, muito tempo e esse tempo eu não tive, mas espero que seja dado algum andamento para que seja revista a verdadeira história de Engenheiro Navarro. Que seja publicada nos jornais oficiais do estado e da união, para que todos conheçam a HISTÓRIA da minha Engenheiro Navarro. Ainda temos o que infelizmente perdemos de patrimônio importantíssimo na nossa cidade que poderia estar inserido na historia, a igreja de santos reis que foi demolida. São histórias. Não quero aqui culpar ninguém senão, a própria administração da época que talvez por politicagem não quiseram interferir, porque deveriam ter “tombado como patrimônio histórico cultural” do município, e não fizeram. Mas que poderia também fazer parte oficial dessa história mal ordenada e mau criada. Infelizmente. Mas parabéns Engenheiro Navarro, parabéns a todos. Que venha a melhorar cada dia mais.

  2. robson montanha

    Engenheiro navarro cidade limda cidade acoledora cidade de otima pesssoas cidade de otimos atletas terra de grandes graque eu tenho muitos amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br