O QUE MUDOU???: Em Bocaiuva, o que de fato mudou nos 90 dias da nova administração?

A atual equipe administrativa tem mais boa vontade de resolver os problemas do que a antiga, porém é notório que o fôlego de muitos daqueles que assumiram cargos de confiança já está se esgotando.

img-20161230-wa0022-1024x576

Passaram-se noventa dias em que Bocaiuva está sob o comando da atual equipe administrativa liderada pela Prefeita Marisa Alves. É fato que uma infinidade de problemas foram herdados da antiga administração, porém tendo em vistas as promessas durante a campanha eleitoral, percebe-se que o bocaiuvense não tem economizado nas cobranças a recém chegada gestão. Os problemas continuam sendo velhos conhecidos, ou seja, buracos nas ruas, falta de água, limpeza urbana, coleta de lixo e estradas rurais. Percebe-se que a atual equipe administrativa tem mais boa vontade de resolver os problemas do que a antiga, porém é notório também que o fôlego de muitos daqueles que assumiram cargos de confiança já está se esgotando com a falta de recursos e um planejamento administrativo ainda muito confuso e desordenado. A prefeita Marisa, mesmo após noventa dias de administração, ainda não se decidiu sobre seu secretariado e o “troca troca” de cargos tem incomodado muita gente. A oposição por sua vez já escolheu suas vitimas preferidas sendo uma delas a Secretária de Meio Ambiente “Bê” Calixto.

Bê sempre insistiu em participar da política, mas é notório que a mesma sempre encontrou dificuldades em se relacionar justamente com aqueles a que os políticos são obrigados a bajular (povão). É claro que a bajulação dos políticos ao povão é apenas um jogo de interpretação, porém a autenticidade de Bê é tão grande que a mesma não consegue se quer disfarçar e no jogo da interpretação, a Secretária de Meio Ambiente vem caindo em desgraça junto à opinião pública impulsionada pelas pancadas oposicionista principalmente após o episódio da suposta humilhação as Garis. Outro que caiu nas graças dos oposicionistas foi o Secretário de Saúde do Município Dr. Daniel Antunes. O rapaz veio de outra cidade e ninguém explicou a ele como a política em Bocaiuva funciona. Não é que Dr. Daniel foi dar um passeio no Shopping de Montes Claros no veículo oficial da prefeitura?? O fato chamou a atenção dos próprios frequentadores do Shopping que não entenderam um carro com placa de um órgão público estacionado em local de passeio. Pronto… Era tudo que a oposição precisava para pegar no pé do Secretário que é genro da Secretária de Educação Flávia Avelar. A Prefeita Marisa Alves não teria gostado da exposição e determinou aos demais: “Não deem argumentos a oposição”.

Pegar no pé do Secretário de Saúde foi interessante aos oposicionistas uma vez que a pasta da Saúde vem recebendo vários elogios pelo bom atendimento nos PSFs, Postos de Saúde e Hospital Municipal. É claro que a melhora no departamento dividem opiniões, porem é possível ver pessoas fazendo aquilo que há muito não se fazia, ou seja, elogiar. Outro departamento que vem dando conta do recado é o de Iluminação Pública. O Chefe do Departamento Gelson Celestino Ribeiro (Budé Ribeiro) fez desaparecer a enxurrada de reclamações referentes a falta de iluminação nos postes da cidade, conseguiu dar mais agilidade no atendimento e resolveu nos primeiros dias de administração o problema “irresolvivel” nos oito anos da gestão passada referente ao sinal de trânsito no cruzamento das avenidas Francisco Dumont e Luiz Antonio Monteiro próximo a Rodoviária. Também há de se levar em conta a presença da Prefeita nos quatro cantos da cidade, tanto no perímetro urbano quanto nos distritos e comunidades rurais, em uma proximidade junto a população que a muito tempo não se via.

Em noventa dias de administração, a Prefeitura trouxe algumas importantes e boas notícias, porém ainda a serem concretizadas como, por exemplo, a aquisição de recursos para a despoluição dos rios Angicos e Guavinipan e também o asfaltamento das ruas principais das comunidades de Morrinhos e Camilo Prates, este último, fruto de emenda parlamentar. Por falar em emenda parlamentar, o relacionamento entre executivo e legislativo nunca esteve tão amistoso e por incrível que pareça os vereadores da bancada de oposição têm sido os que mais contribuíram para com a Prefeita nos últimos noventa dias através de emendas parlamentares adquiridas junto aos seus Deputados.

Se por um lado a Prefeita conta com o bom senso da oposição, por outro lado a “pedra no seu sapato” está justamente no seu próprio grupo político. As brigas por cargos insistem em não acabar e todos os dias a Prefeita convive com a exaustiva frase: “Eu te ajudei, agora você tem que me ajudar”. O problema é que a ganância dos cabos eleitorais é tão grande que os mesmos não só querem os melhores cargos e salários para si como também para seus filhos, sobrinhos, parentes e amigos. Existem aqueles que já se aposentaram e que gozam de um bom salário, mas ainda sim querem por que querem mais uma “boquinha” na administração.  Na pressão por cargos, a Prefeita acabou cometendo o mesmo erro da administração passada e também inchou o quadro de funcionários da Prefeitura Municipal o que preocupa e muito aqueles que enxergam a atual gestão uma luz no fim do túnel para solucionar os problemas do município. Sabe-se que a lei da física também se aplica no mundo político administrativo onde dois corpos não ocupam o mesmo lugar. A regra é clara… Ou você agrada o povo com obras e benéficos,  ou então agrada os cabos eleitorais saciando seus apetites por cargos e salários (Uma coisa ou outra).  Marisa até aqui vem conseguindo saciar a fome dos seus correligionários, resta saber como ela vai administrar a cidade com uma folha de pagamento tão alta.

Mas afinal de contas… Passados noventa dias, ou três meses, da nova gestão o que de fato mudou em Bocaiuva??? Bem… Muitas coisas mudaram e muito ainda há de se mudar, porem na minha avaliação o que mudou assustadoramente e repentinamente foi o discurso, concepção política e a coerência de muita gente. Outro dia via-se nas redes sociais um cidadão reclamar ferozmente dos buracos nas ruas, enquanto outro cidadão na mesma postagem pedia calma afirmando que era preciso ter paciência. Algo comum em um país democrático não fosse o cidadão insatisfeito funcionário da Prefeitura nos últimos oito anos de mandato do Ex-prefeito Ricardo Veloso onde durante esse tempo não teceu uma vírgula de crítica em referência ao mesmo problema que crítica agora, enquanto que o “tolerante” ex-oposicionista ferrenho da antiga administração e que agora presta serviço a atual, também não tinha a mesma paciência antigamente. Resumindo… O que mais mudou em Bocaiuva nos últimos meses foi a inversão de opiniões ao qual, entre críticas e elogios, pesa acima de tudo a cultura da conveniência onde o critério para se criticar ou elogiar depende muito se o critico conseguiu ou não uma boquinha na nova gestão.

A bem da verdade, se formos resumir, chegaremos a conclusão de que noventa dias é pouco tempo para mudar muita coisa e que por isso talvez pouca coisa foi mudada na atual administração que, mesmo sabendo dos problemas a serem enfrentados, prometeu em campanha fazer de Bocaiuva a cidade dos sonhos. È claro que muitos dirão a frase mais usada entre os correligionários da atual Prefeita: “Não dá pra fazer em 90 dias o que não foi feito em 08 anos”. Porem eu tenho esperança e quero acreditar que sim, Bocaiuva será a cidade que todos nós, pessoas de bem, sonhamos e almejamos. Tempo é o que não falta, afinal ainda restam 1.370 dias.

Além disso, verifique

IMG-20231220-WA0198

“NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA… QUEM É ODAIR CANTOR”: Em Bocaiuva, Vereador foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Bocaiuva MG para o ano de 2024.

Odair Cantor surpreendeu e venceu Toninho de Lídio em votação apertada para Presidente da Câmara ...

2 comentários

  1. Amigo, na boa! Ninguém explicou pro secretário de saúde que um veículo da prefeitura não deve ser usado pra passeios particulares até o shopping, é querer forçar demais. Você não acha não? Quem está pagando o combustível e as manutenções desse veículo?

  2. Glaucio da Silva Noronha

    Ontem minha filha de 3 anos estava com febre e levei-a no hospital Dr Gil Alves , entretanto fiquei decepcionado com a demora para o atendimento , cheguei às 18 Hs e minha filha foi a 1° a ser atendida às 21 HS.
    O que mais me deixou indignado foi as médicas pediatras de ambos os plantões , a 1° atende até às 18 Hs ,mais o plantão e até às 19 Hs a Outra inicia o plantão às 19 Hs mais começa atender a partir de 20: 30 Hs.
    Lembrei a época de Ricardo Veloso PSDB e acho que as médicas não estão correspondendo a nova administração , ou seja , respeito ao cidadão , já que neste intervalo de tempo tinha aproximadamente umas 20 crianças com febre , vomitando e até desmaiando e nada era feito pelos profissionais do hospital.

    Acho que a prefeita deveria capacitar estas médicas sobre os direitos e deveres dos servidores ,já que no quesito compromisso no atendimento a nota ainda é 0 ( Zero)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br