Advogada Alexssandra Trovão foi exposta em redes social como sendo beneficiada com regalias na Câmara Municipal de Bocaiuva.
Por Ricardo Sena/Para o RSENA: Obs.: O texto abaixo não é uma matéria jornalistica; e refere-se a opinião do colunista em relação a um fato ocorrido.
Eu não gosto de “fulano”, e embora “fulano” seja uma pessoa decente, honesto e íntegro, eu ainda posso passar para a sociedade uma visão totalmente distorcida a seu respeito. Sabe como??? Simples!!! Eu invento algo que ele não fez, algo que ele não é, coloco nas redes sociais e… pronto!!! Vingança concluída e vidas destruídas com sucesso.
Talvez seja eu suspeito em criticar as chamadas “Fake News” (notícias falsas), afinal já fui vítima delas e, paralelo a isso, sou comunicador e é minha obrigação, o quanto profissional, me pautar 100% pela veracidade da informação que estou repassando. Ter informações concretas, de fato, não é nada fácil, e talvez por isso são muitos os que não tem paciência de esperar que seus adversários caiam em desgraça; e assim, tratam de inventar uma desgraça qualquer para colocar em seus adversários. Nesse processo de vingança é que surge a criação de informações falsas as quais têm como único e exclusivo objetivo denegrir imagem de pessoas.
Mas, aqui entre nós!!! Poucas pessoas são tão covardes quanto aqueles que criam “Fake News”, ou melhor, para ser mais específico, tão covarde quanto quem cria “Fake News” é quem à propaga. É por isso que eu comparo o proposital propagador de “Fake News” a um receptador de produtos roubados, afinal, sabe-se que está errado em se adquirir um produto de origem duvidosa, mas prefere-se permanecer no erro, apenas para levar vantagem. No caso das fake news, muitas das vezes o desejo de se criar ou propagar notícias falsas, ultrapassa a sede de vingança contra um adversário; o que existe é a cultura de simplesmente ver alguém “agonizar na lama do descredito”.
É por isso que hoje, uso esse espaço aqui no RSENA para parabenizar a Advogada Dr.ª Alexssandra Trovão, que não se deixou intimidar por uma “Fake News” envolvendo seu nome e acionou os responsáveis para responder as acusações contra ela na justiça.
Eu explico… Em uma publicação que circulou nas redes sociais na semana passada, a imagem da Advogada aparecia seguida de uma descrição que dizia que a mesma estava levando vantagens como funcionária da Câmara Municipal de Bocaiuva ao “…criarem para ela um cargo com salário de 10 mil reais, se utilizar de diárias e, ainda por cima, receber título de honra ao mérito por indicação meramente política”.
Em nota, nos próprios grupos de Wat Zap, Alexssandra esclareceu que isso se tratava de calúnia:“Eu, Alexssandra Trovão, tomei conhecimento que algumas pessoas me caluniou neste grupo, relatando que criaram um cargo pra mim na câmara e que eu estaria envolvida com diárias irregulares. Esclareço que sou servidora efetiva, concursada, desde 1995, que nunca foi criado qualquer cargo pra mim e que não recebi qualquer diária no presente ano…”
Bom saber que a Advogada não parou só nas lamentações e esclarecimentos; nada disso. A mesma foi além e fez aquilo que todos os prejudicados com notícias falsas também deveriam fazer. Ela registrou um boletim de ocorrência e acionou os responsáveis na justiça. A audiência inclusive já até aconteceu; foi na tarde de ontem (terça feira 17/12).
Embora AINDA não se tenha localizado o principal, ou seja, quem produziu a “Fake News”, um dos internautas que a divulgou em um grupo, teve a “má sorte” de “pagar o pato”, pois, mesmo não sendo o criador da fake news, foi intimado em audiência no fórum Dr. José Maria Alckmin para explicar o motivo pelo qual compartilhou uma informação sem checar a veracidade da mesma. Na presença de autoridades do judiciário, alegou não saber de onde ou de quem compartilhou tal matéria, porém, se comprometeu, nos próximos dias, a fazer uma retratação na rede social de onde teria divulgado a caluniosa informação.
As informações sobre o desfecho da audiência foram repassadas ao RSENA pelo Advogado da vítima, Dr. Ivanilton Honório, que salientou sobre os rumos incertos em que a sociedade caminha com a propagação, cada vez maior e mais absurda, de notícias falsas nas redes sociais. Segundo ele, a ação da sua cliente (Alexssandra) tem por objetivo, não somente resguardar sua integridade ética e profissional, como também mostrar para as pessoas que é possível, e é preciso, combater as notícias falsas.
Não podemos aqui afirmar que quem ajudou a espalhar a informação falsa com relação a Advogada o fez de má intenção ou se realmente confundiu um boato com um fato, mas é sempre importante checar a informação antes de espalhá-la nas redes. Quanto a atitude da Advogada, bem… A Dr.ª Alexssandra Trovão parece realmente ter motivado muita gente. Informações dão conta de que na tarde de terça feira, o movimento no fórum, de pessoas denunciando autores e propagadores de “Fake News”, foi muito grande. Pode até ser coincidência, é verdade, mas, de qualquer maneira, é sempre bom ressaltar o destemor daqueles que se propõem a lutar contra a propagação de injustiças. Parabéns Alexssandra.
VEJAM TAMBÉM:
“ELEIÇÕES”: Em Olhos D’água, surgiu mais um candidato. Já em Bocaiuva, Câmara já tem um provável Presidente para 2020″
VEJAM NO VÍDEO ABAIXO:
*** PRECISAMOS DO SEU APOIO PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NOTICIANDO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM APOIADOR DA COMUNICAÇÃO LOCAL, SEJA UM PATROCINADOR DAS MÍDIAS RSENA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO: (38) 988288281.