CARTÃO POSTAL. Promessa de mudança do cemitério na entrada de Engenheiro Navarro vai ficar no papel.

Mudança do Cemitério divide opiniões, mas muitos administradores navarrenses já tentaram viabilizar o projeto.

imagem ilustrativa da Internet
imagem ilustrativa da Internet

Engenheiro Navarro têm uma das entradas mais bonitas e organizadas dentre os municípios vizinhos. A saída da BR 135 em direção a cidade muitas vezes contrasta com o que se vê dentro do perímetro urbano onde algumas ruas  encontram-se cheias de lixo, entulhos e buracos. A entrada de Engenheiro Navarro costuma ser um lugar agradável para se fazer caminhadas, praticar o ciclismo ou simplesmente dar um passeio a fim de bater aquele bom papo com familiares ou amigos. Mas se na poesia de Carlos Drummond Andrade existia “uma pedra no meio do caminho”, na entrada de Engenheiro Navarro existe um Cemitério ao qual não somente chama a atenção, mas também provoca um certo receio a quem passa pelo local.

Já se passaram muitas lideranças políticas pela administração da cidade e muitas delas mostraram interesse em mudar o cemitério de lugar, mas ninguém obteve êxito na tentativa. O último em demonstrar tal intenção seria o atual prefeito Paulo Afonso, mas parece que a idéia irá ficar somente na intenção uma vez que falta pouco menos de 10 meses para que Paulo concluía o seu mandato em um momento em que a administração navarrense alega enfrentar uma seria crise financeira.

Nesta última Quarta Feira Paulo Afonso esteve em Brasília buscando recursos para a cidade. O mesmo chegou a acompanhar o Deputado Federal Laudivel Carvalho no discurso que o parlamentar fez no Plenário da Câmara dos deputados. Pela TV Câmara foi possível acompanhar as falas de Laudivel expondo as dificuldades do prefeito navarrense. Nas imagens era possível ver Paulo Afonso postado ao lado do deputado, mas a reivindicação do prefeito ao mesmo não foi direcionado a questões de infra-estrutura e sim segurança pública o que mostra que qualquer obra de grande porte como, por exemplo a mudança do Cemitério, está mesmo descartada no momento.

A questão do cemitério na entrada da cidade é um assunto delicado uma vez que os moradores mais conservadores da cidade enxergam como uma ofensa e um desrespeito o translado dos corpos para outro local, mas por outro lado muitos moradores acreditam que o espaço dedicado aos mortos é inadequado para um lugar considerado como o principal cartão postal de Engenheiro Navarro. Vereadores e prefeitos que já atuaram na cidade evitam falar sobre o tema com receio de desgastes com as partes contrárias e a favor a mudança.

O fato é que muitos administradores queria enfrentar o desgaste e mudar o cemitério de lugar, mas até então ninguém conseguiu o feito e pelo visto, neste mandato o atual prefeito também não conseguirá. Polêmicas as parte, enquanto isso, os mortos vão descansando em paz e sem serem incomodados.

Além disso, verifique

IMG_20230814_145931

“OPOSIÇÃO DESLEAL”: Prefeito de Engenheiro Navarro foi o entrevistado do último sábado no programa “Frente a Frente”.

Hugo Felipe enalteceu sua administração a frente da prefeitura de Engenheiro Navarro, mas lamentou que ...

2 comentários

  1. Lamentável essas decisões! os políticos e a população não cuidam dos cemitérios, deixam abandonados, para justificar a mudança dos mesmos para lugares que ficam longe dos olhos. O cemitério não é um espaço dedicado aos mortos ( como diz a entrevista acima), mas um lugar dedicado a todos os seres humanos, pois a morte não é exclusividade de alguns, mas de todos. Não adianta esconder dos olhos o que é inevitável e a única certeza que temos, ou seja, nossa finitude física. Infelizmente, o ser humano pensa sempre na morte dos outros, mas esquece de pensar sua própria morte. Por mais que coloque um lugar considerado ” Belo” no local do cemitério, a morte será inevitável, todos terão que visitar o endereço novo e ser obrigado a habitar esse endereço pela eternidade. Navarro não deve mudar o cemitério de lugar, ele deve ficar no lugar que está. Sempre quando os habitantes passam a porta do cemitério, recordam dos entes queridos que já não estão entre eles, fazem o sinal da cruz, têm uma consciência que também vai morrer. O cortejo fúnebre atravessa toda cidade, fazendo com que a população se envolva no ritual de morte, onde os comerciantes fecham as portas do comércio em respeito a família, todos veem aquela caminhada inevitável e triste, mas que faz parte da nossa existência. Por que o cemitério não pode ser o cartão postal da cidade? Por que o receio de passar a porta de um local onde será sua casa?

  2. Genilson Leite

    Tantas obras necessitando serem feitas em Navarro, e alguns políticos preocupados em tirar o cemitério do seu lugar. Essa mudança alêm de causar danos sentimemtais, provocará também danos financeiros, pois quem gastou dinheiro para construir túmulos com gavetas e outros gastos deverão ser ressarcidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br