CONTRATAÇÃO DE PARENTES: Em Engenheiro Navarro, Vereador diz que vai acionar Ministério Público contra possível nepotismo na Prefeitura.

Geraldão também alega que o Prefeito está descumprindo as regras de contração deixando de convocar aqueles que estão na lista de espera do concurso público.

Imagem de José Luiz
Imagem de José Luiz

A contratação de parentes para cargos na Prefeitura Municipal de Engenheiro Navarro causou muita polêmica na administração passada. O Ex-prefeito Paulo Afonso sofreu duras críticas dos grupos de oposição por ter empregado familiares, tanto seus como de vereadores ligados ao seu grupo político para trabalharem na Prefeitura Municipal. A atitude de Paulo serviu de discurso nos palanques das últimas eleições em 2016 onde os grupos do Ex-prefeito Sileno Lopes e do então candidato Gê da Saúde diziam repudiar o que eles chamavam de “cabide de empregos” dentro da Prefeitura Municipal. Paulo Afonso perdeu a eleição e em seu lugar assumiu Gê da Saúde, porém, embora a transição de governos, a polêmica do emprego a parentes dentro do executivo navarrense parece persistir. Pelo menos é essa a denúncia que o grupo da oposição irá levar ao Ministério Público regional com sede na Cidade de Montes Claros.

Segundo o vereador pelo PSD José Geraldo dos Santos (Geraldão), o Prefeito de Engenheiro Navarro está indo na mesma linha da administração passada e promovendo um verdadeiro “cabide de empregos” a parentes na Prefeitura Municipal. Segundo Geraldo, é comum que se encontre nos quadros de funcionários da prefeitura navarrense parentes do prefeito e também de vereadores os quais são seus aliados na Câmara Municipal. Para o Vereador, o atual Prefeito está abusando da sua condição de chefe do executivo para privilegiar seus familiares e familiares dos seus aliados e que após o recesso do judiciário irá entrar com uma representação pedindo a intervenção do Ministério Público no que ele classifica como crime de nepotismo (favoritismo para com parentes). Geraldão também alega que o Prefeito está descumprindo as regras de contração deixando de convocar aqueles que estão na lista de espera do concurso público para contratar aqueles que são de sua conveniência.

ESCLARECIMENTOS:

A reportagem do Rsena entrou em contato com a Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Engenheiro Navarro. O Advogado Dr. Marcos disse que os atos do Prefeito Gê estão dentro da legalidade e que já existe um entendimento jurídico de que é permitida a contratação de parentes em primeira linha desde que para cargos de confiança. Dr. Marcos ressaltou que apenas dois parentes diretos do Prefeito ocupam cargos de confiança na Prefeitura, sendo uma irmã na Secretaria de Educação e um cunhado na Secretaria de Fazenda. O Advogado esclareceu que a irmã do prefeito já era funcionária efetiva e com a mudança de cargo a mesma continua recebendo os mesmos vencimentos que receberia caso não fosse indicada para a pasta e que nestes mesmos moldes se encaixam outros dois secretários que também são funcionários efetivos, mas que agora ocupam cargos de chefes de secretarias recebendo os mesmos salários de antes.

“Caso sejamos acionados, estamos prontos para levar as explicações necessárias ao Ministério Público. Acreditamos que a Promotoria ficará satisfeita em saber do respeito que a atual administração de Engenheiro Navarro tem pelo dinheiro do contribuinte. Para as dez secretarias do município, o Prefeito nomeou três secretários que já eram efetivados. Ou seja, os mesmos continuam recebendo os mesmos salários, porém em cargos de confiança e com maiores responsabilidades. Com isso o município não precisa arcar com novos gastos o que gera uma economia considerável aos cofres públicos”. Disse o Assessor Jurídico.

Além disso, verifique

IMG_20230814_145931

“OPOSIÇÃO DESLEAL”: Prefeito de Engenheiro Navarro foi o entrevistado do último sábado no programa “Frente a Frente”.

Hugo Felipe enalteceu sua administração a frente da prefeitura de Engenheiro Navarro, mas lamentou que ...

Um comentário

  1. Evite essa situação e contrate pessoas técnicas, capacitadas e com currículo para administrar bem o município. Essas pessoas da foto só ocupam esses cargos de livre nomeação e exoneração por apadrinhamento político. Que o prefeito tenha dignidade, honra e caráter e nomeie pessoas de sua confiança, mas que não tenham afinidade sanguínea…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br