“SECRETÁRIO SE MANIFESTA SOBRE VÍDEO”: Em Engenheiro Navarro, Secretário de Saúde se manifesta sobre paciente que se dizia com sintomas de Covid-19.

patrocinadores novos

Em vídeo, mulher alega que Secretaria de Saúde não deu a devida importância ao seu quadro com suspeita de coronavírus. Secretário de Saúde e Médica responsável apresentam outra versão:

secretário saude eng navarro
Weverton Duarte da Silva é Secretário de Saúde de Engenheiro Navarro.

atacadão

A redação do RSENA recebeu na tarde de ontem (quinta feira 28/05), um vídeo de uma mulher, moradora da cidade de Engenheiro Navarro que se dizia com suspeita de Covid-19 e que não estava conseguindo atendimento adequado por parte da Secretaria de Saúde navarrense. A moradora se identifica pelo nome de Elisabete Gomes. Ela se apresenta em um quarto residencial, onde diz estar isolada para proteger os parentes de uma possível contaminação. Elisabete diz que procurou o Posto de Saúde de Engenheiro Navarro no Sábado (23/05) com crise de falta de ar e que foi atendida por uma médica que ao final da consulta lhe receitou vários medicamentos os quais, desde este dia, vinha tomando.

No vídeo, a própria paciente auto se avalia com sintomas do Covid-19. Segundo ela, pulmão carregado, falta ar e chiado no peito, além de um quadro de pneumonia. Ela também diz que conversou com o Secretário de Saúde e que o mesmo alegou não ter sido comunicado do caso. Por isso, teria pedido a uma funcionária da área da saúde que fizesse o teste da Covid-19 com ela apenas para ter certeza do seu quadro clínico a fim de não prejudicar pessoas, e que a funcionária relatou que uma enfermeira iria procurá-la. A paciente alega no vídeo que a enfermeira não lhe procurou pessoalmente, mas entrou em contato por telefone alegando que a Secretaria de Saúde não poderia disponibilizar o teste, uma vez que a paciente não estava como sintomas de coronavírus, mas sim, com pneumonia. Elisabete Gomes encerra o vídeo fazendo um alerta de que: “… desta forma, vai ter mais casos de Covid-19 em Engenheiro Navarro”. Segundo ela, o pessoal com sintomas estão sendo mal atendidos.

vianey
Regularize a documentação do seu veículo. Clique aqui e conheça as novidades do ESCRITÓRIO VIANEY DESPACHANTE!!

A reportagem do RSENA comunicou sobre o vídeo com o Secretário de Saúde de Engenheiro Navarro. O mesmo confirmou que a paciente é moradora da cidade, mas deu outra versão para o caso.

Segundo Weverton Duarte da Silva, a paciente de fato compareceu ao Centro de Saúde no dia 23 de Maio, relatando falta de ar e tosse produtiva há aproximadamente 11 dias com chieira. Segundo ele, foi acolhida pela equipe e direcionada à sala reservada para suspeita de COVID. Porém, ao realizar as avaliações iniciais, a médica responsável constatou de que era muito pouco provável que se tratava de infecção por COVID-19, pois a paciente não teve febre em nenhum momento e não evoluiu com outros sinais e sintomas importantes que sugerissem uma piora clínica no decorrer dos dias. Contudo, a hipótese de infecção por COVID não teria sido descartada de forma definitivamente e que isso teria sido explicado para a paciente.

Ainda de acordo com o Secretário, na avaliação da médica responsável, a paciente apresentava apenas roncos pulmonares difusos, sem ruídos contínuos ou anormais assim como a saturação de O2 98%. Por esse motivo, a paciente teria sido diagnosticada, a princípio, com um quadro de pneumonia sem agravos necessários para que a mesma fosse encaminhada para o serviço de atenção hospitalar, até mesmo, segundo ele, para preveni-la de futuras infecções devido ao risco de frequentar esse ambiente nesta época de pandemia.

O secretário de Saúde enviou a redação do RSENA uma nota que, segundo ele, teria sido redigida pela Médica Dr. Andressa Rafaela, que realizou o atendimento da senhora. Na nota a médica diz que:

“…observei que a paciente se encontrava em um bom estado geral, corada, hidratada, frequências cardíaca e respiratórias normais. Na sequência, INFORMEI  SOBRE OS MEUS ACHADOS NO EXAME, E EXPLIQUEI QUE ESTE NÃO CONDIZIA COM A QUEIXA DELA NO MOMENTO DA MINHA AVALIAÇÃO. Esclareci sobre qual seria o tratamento proposto, deixei bastante claro que no caso de QUALQUER PIORA, QUE ELA PROCURASSE ATENDIMENTO MÉDICO URGENTE  A QUALQUER MOMENTO (PSF, POLICLÍNICA). Informei que, no momento, ela não se enquadrava nos critérios para ser feito o teste rápido disponível pelo Município, por isso, eu não poderia afirmar que se tratava ou não de um caso de Covid-19. Foram esclarecidas todas dúvidas com responsabilidade, clareza e sem qualquer tipo de negligência. Estive de plantão no sábado (dia da consulta) e também no domingo, e a paciente não procurou o serviço desde que recebeu o primeiro atendimento, ou seja, entende-se que não houve nenhum agravamento dos sintomas. Vale lembrar que um indivíduo que apresente um quadro de insuficiência respiratória, em decorrência de uma complicação devido a um comprometimento pulmonar, pode necessitar de uma suplementação de oxigênio em um curto espaço de tempo, não sendo possível sua permanência em seu domicílio.  Enfim, em todo o momento da consulta, foi possível esclarecer sobre a situação clínica atual para paciente, ou seja, esta recebeu um atendimento humanizado, da forma como deve sempre acontecer, não só com ela, mas com todos os pacientes. Como médica, prezo por isso, por entender que sou um instrumento usado por Deus para trazer o conforto necessário para todos aqueles que chegarem até mim, necessitando de um amparo e auxílio médico”. Relatou a Dr. Andressa Rafaela Ribeiro da Silva que é Médica Plantonista em Engenheiro Navarro.

patrocinadores

Obs.: Qual sua opinião sobre este assunto?? Deixe seu comentário na parte inferior da página.

VEJAM TAMBÉM:

“PAGAMENTOS DE DIÁRIAS”: Câmara Municipal de Bocaiuva gastou quase 200 Mil Reais em diárias somente no ano de 2019. Veja quanto cada vereador recebeu:

Comercial Cardoso

*** PRECISAMOS DO SEU APOIO PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR NOTICIANDO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM APOIADOR DA COMUNICAÇÃO LOCAL, SEJA UM PATROCINADOR DAS MÍDIAS RSENA. ENTRE EM CONTATO CONOSCO NO: (38) 988288281.

rsena

 

Além disso, verifique

Câmara-Bocaiuva

“NEM UM ‘MUITO OBRIGADO’!” Atual administração de Bocaiuva faz silêncio sobre devolução histórica da Câmara Municipal.

Prefeitura recebeu 2 milhões de Reais devolvidos pela Câmara Municipal, porém “boa vontade” do legislativo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Powered by rsena.com.br