“FALTA DE PAGAMENTO DEIXA ALUNOS SEM IR PARA ESCOLA”: Em Bocaiuva, empresa atrasa pagamento, motoristas se recusam a trabalhar e dezenas de alunos deixam de ir para escola.

Depois de moradores reclamam que ônibus escolares não estão buscando os alunos na comunidade de Santa Engrácia e motoristas alegarem que motivo é salários atrasados, Secretário de Educação Marcelo Brant fala ao Site RSENA e esclarece. Segundo ele a Prefeitura também é vítima da situação e que empresa que presta serviço tem até esta semana para resolver problema:

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(Foto: Ascom Bocaiuva MG) Imagem do Secretário Municipal Marcelo Brant em comemoração a chegada de ônibus escolares para a Prefeitura Municipal de Bocaiuva MG.

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RSENA 19/07/22 às 20h54

Os moradores da comunidade bocaiuvense de Santa Engrácia relataram a reportagem do Site RSENA uma situação muito grave. Dezenas de estudantes do local não estão frequentando as aulas, devido os motoristas se recusarem a buscá-los alegando atraso no pagamento. A reportagem do Site RSENA entrou em contato com o Secretário Municipal de Educação, Marcelo Brant, que admitiu a situação, mas esclareceu que o serviço é terceirizado e feito por uma empresa que venceu a licitação para transportar os estudantes. Ele disse que a administração já está tomando as devidas providências e que se a empresa não cumprir corretamente com suas obrigações até esta semana a Prefeitura irá suspender o contrato e licitar os serviços de outra empresa para que o transporte dos estudantes seja regularizado.

Segundo os pais de alunos ouvidos pela reportagem do Site RSENA, os estudantes são deslocados da comunidade de Santa Engrácia até as Escolas do perímetro urbano de Bocaiuva: Diná Azevedo, Odilon Loures, Zinha Meira, Cristina Câmara, Gilberto Caldeira e Gastão Valle. Mas, desde o retorno das atividades escolares os ônibus não aparecem. Ao questionarem os motoristas, a justificativa é de que o pagamento pela empresa prestadora não foi realizado, impossibilitando a retirada do veículo da garagem. Uma das mães de um aluno disse que o ônibus passa no assentamento por volta das 05h30 da manhã e é frustrante para o filho acordar cedo, se dirigir até o ponto e esperar por horas por um transporte que não aparece.

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O Secretário de Educação, Marcelo Brant, disse que a empresa responsável pelo transporte dos estudantes vem dando muita “dor de cabeça” para a atual gestão e que, no que compete a responsabilidade da administração, tudo está sendo feito de forma correta. Ele explica que, como parte do serviço é terceirizada, a Prefeitura repassa os valores financeiros para a empresa e que a mesma fica responsável pelos pagamentos dos funcionários e dos veículos que, por ventura, forem locados por ela. Embora, segundo Brant, os pagamentos da Prefeitura estejam sendo feitos rigorosamente em dia, relatos dão conta de que a empresa tem demorado cerca de 15 dias para repassar os valores devidos aos seus colaboradores e que por conveniência muitos acabam levando a população uma falsa impressão de que o atraso é da Prefeitura.

“Esse questionamento já é do meu conhecimento. Já entramos em contato com a empresa que é terceirizada e vem dando muita ‘dor de cabeça’ pra gente. Nos ônibus [de responsabilidade direta] da Prefeitura não existe nenhum problema, mas por parte dessa empresa vem deixando muito a desejar. Estamos com uma nova licitação marcada para termos um novo prestador de serviço e não enfrentarmos mais este problema. Antes disso, estamos em contato com a empresa para tentar solucionar o problema. Todos os pagamentos da Prefeitura para a empresa foram na data correta, mas eles atrasam o repasse aos seus parceiros e acabam jogando a culpa na administração. Se dentro desta semana o prestador de serviço não resolver, eu faço o pagamento nem que for do meu bolso para o ônibus rodar. Depois realizarei outra licitação que dê certo.”

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(Foto: Redes sociais) Imagem do Secretário Municipal de Educação de Bocaiuva MG, Marcelo Brant.

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